Ao comemorar 25 anos, Uninter premia vencedores do concurso “Histórias que fazem a nossa história”

Autor: Arthur Salles - Assistente de produção acadêmica

 

A comemoração dos 25 anos da Uninter começou cedo nesta sexta-feira (11). O reitor Benhur Gaio recebeu em seu programa Conversa com o reitor, exibido sempre às 9h30 das sextas-feiras, os finalistas do concurso cultural Histórias que fazem nossa história. Entre os 25 qualificados na última etapa, nove foram premiados em três categorias diferentes. As primeiras posições foram premiadas com um notebook Sony Vaio para cada vencedor. Para os segundos e terceiros lugares, os prêmios foram um smartphone e um tablet para cada ganhador, respectivamente.

Na categoria de videorrepotagem, Arlindo Figueiredo do Rosário Júnior chegou ao topo do pódio com a matéria Arlindo Júnior luta para construir um mundo melhor. A história, narrada e protagonizada pelo vencedor, apresenta seu dia a dia em Parauapebas (PA), em como o caminho de conquistar o diploma em Ciências da Religião é pavimentado pelas latinhas recolhidas por ele.

A categoria de texto sobre polos da Uninter teve Valéria Kovayassi Gomes como primeira colocada. A estudante de Recursos Humanos em Curitiba (PR) percorre quase 20 anos da trajetória do polo Sítio Cercado, da capital paranaense, e de sua fundadora, Denise Grocholski. O que começou como um trabalho de conclusão de curso logo deu lugar a uma acanhada casa de madeira, com trinta alunos no início. Hoje, o polo conta mais de 15 mil profissionais formados em suas dependências e 1,5 mil estudantes ativos.

Lorena Melirra da Silva foi a principal vencedora da categoria sobre egressos da Uninter. De Taguatinga (DF), a aluna de História narra parte da vida do mineiro Renê Naves. O que os anos atribulados de juventude não permitiram a instituição forneceu ao “jovem estudante de 84 anos”. Em 2019, Naves concluiu sua primeira graduação, em Filosofia, e hoje continua a carreira estudantil na pós-graduação de Metodologia do Ensino da História.

Além de agradecer a Renê e à Uninter, Lorena dedicou o prêmio a sua mãe e a todos que acreditam no ensino após a idade adulta. “Dedico também para minha mãe, que tem 56 anos e está terminando o Ensino Médio agora, e a todas às pessoas que por ventura se sentiram que parariam de estudar por conta da idade, mas que tiveram força para continuar”, disse.

Confira abaixo os demais colocados.

Videorreportagem

3º lugar: Gabriel Ferraz Alves de Carvalho (Salgueiro – PE) – Na encruzilhada do Nordeste, um polo alimenta sonhos

2º lugar: Emerson Barbosa Afonso (Porto Velho – RO) – Da roça ao computador, a trajetória de Iradi para se formar em Serviço Social

Matéria sobre polos

3º lugar: Magnos da Silveira Fouchy (Pelotas – RS) – O sonho de Magnos encontrou abrigo num polo da Uninter

2º lugar: Dienifer Lucas Tech (Arroio do Tigre – RS) – A árvore genealógica dos grandes sonhos

Matéria sobre egressos

3º lugar: Cíntia Juliana de Almeida Ferreira (Hortolândia – SP) – Cíntia superou o preconceito da favela e da EAD, se tornou professora e hoje é pura inspiração

2º lugar: Thayse Smek Uberna (Curitiba – PR) – Quando conselho de mãe rende uma profissão e muitos prêmios
As demais matérias que fizeram parte do concurso podem ser conferidas aqui. Desde 26.mar.21, os 25 finalistas puderam contar mais sobre suas histórias no nos episódios especiais do programa Conversa com o reitor, da Rádio Uninter.

Histórias que fazem nossa história

O concurso cultural Histórias que fazem nossa história é uma realização da CNU (Central de Notícias Uninter). O objetivo é de celebrar os 25 anos da Uninter junto e sob os olhos de quem faz parte dessas duas décadas e meia de ensino superior de qualidade.

Foram mais de 400 inscritos no concurso, que produziram cerca de uma centena de histórias, em textos e vídeos enviados de todas as regiões do país. A abrangência do concurso, entre premiados e participantes, destaca o alcance nacional que a Uninter vem construindo desde 1996, quando ainda se chamava IBPEX (Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão).

Fundado pelo professor Wilson Picler em Curitiba, o centro universitário atualmente possui mais de 400 cursos (entre graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão), de 500 mil alunos formados, cerca de 700 polos de apoio em todos os estados do Brasil e 12 polos internacionais (presentes nos Estados Unidos, no Japão, na Inglaterra e em Portugal).

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de produção acadêmica
Edição: Mauri König


1 thought on “Ao comemorar 25 anos, Uninter premia vencedores do concurso “Histórias que fazem a nossa história”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *