Cresce o número de vagas para estágios no país

Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo

A hora de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade e conseguir mais experiência são uns dos momentos mais esperados pelos universitários. De acordo com a Associação Brasileira de Estágios (ABRES), em 2016 o Brasil tinha mais de 8 milhões de estudantes no ensino superior, mas apenas 740 mil estagiavam.

Mas um levantamento recente da Companhia de Estágios PPM Human Resources mostrou que a oferta de vagas para estágios aumentou e tende a crescer até o final do ano. No Paraná, por exemplo, a oferta de vagas de estágio cresceu 35% no primeiro semestre deste ano em comparação com igual período de 2016, segundo o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

A Uninter, por exemplo, encaminhou nos últimos cinco anos 179.395 vagas de estágios para os alunos dos mais diversos cursos. O coordenador da Central de Estágios da Uninter, Cristofer Adonis da Cruz, diz que o estágio é o momento em que o estudante tem a oportunidade do aperfeiçoamento profissional conforme as exigências do mercado de trabalho, pois o aluno estará vivendo situações reais e articulando a teoria no mercado de trabalho.

“Podemos entender o aumento de vagas ofertadas de duas maneiras. A primeira é a oportunidade da empresa em obter um profissional jovem apto a desenvolver atividades com conceitos atuais, tendo como reter estes novos talentos para seu quadro de colaboradores. A segunda é o momento da nossa economia, os custos que envolvem o processo de gestão de estágios são simples e de baixo custo para a empresa”, comenta Cristofer.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *