CNU bate recordes de produção e audiência em 5 continentes

Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo

O site Uninter Notícias teve 1,2 milhão de páginas visualizadas em 2020. Foram 1.236 matérias publicadas em texto e vídeo no portal. Esses são os maiores números que o website registrou desde 2012, ano em que foi criado. Os indicadores superaram os de 2019, aumentando em 51% o número de visualizações e em 37% o de material publicado. Os números equivalem a 3,3 mil visualizações diárias e a três textos ou vídeos veiculados por dia, contando finais de semana, feriados e períodos de recesso.

A produção de conteúdo continuou em ritmo intenso apesar da pandemia e do isolamento social. O site mais que quintuplicou a audiência em cinco anos: em 2016, com 479 matérias publicadas, o Uninter Notícias registrou 220 mil visualizações. Os números cresceram ano a ano e atingiram seu ápice em 2020. Das mais de 3,2 milhões visitas que o site alcançou desde sua criação, um terço corresponde somente ao ano passado.

O mês de junho registrou o maior número de visualizações (134 mil). A matéria mais lida foi Como funciona o ensino médio a distância para jovens e adultos, produzida em 2019, com 38 mil visualizações. Escrito em 2020, o texto 12 dicas para ajudar os pais em casa, a nova escola dos filhos em tempos de pandemia, das professoras Deisilly de Quadros e Gisele do Rocio Cordeiro, foi o segundo mais acessado no ano, com 29 mil visualizações.

Naturalmente, a maior porção de visualizações pertence ao território brasileiro, com 638 mil utilizadores (95%) – ao todo, são 667 mil leitores de 126 países de 5 continentes. O estado de São Paulo é o que contabiliza mais usuários no site, com 138 mil utilizadores. O Paraná vem logo atrás, com 91 mil. Os Estados Unidos são o segundo país com mais acessos ao site, registrando 14 mil usuários.

Parte significativa dessa produção foi conquistada com o apoio de artigos escritos por professores da Uninter, que discutem os principais temas da atualidade. Com isso, além de aproximar a comunidade acadêmica das ações da instituição, o site leva a seu público a consideração de especialistas sobre os fatos do cotidiano.

O Uninter Notícias integra a Central de Notícias Uninter (CNU), vinculada à Reitoria do centro universitário. Hoje, a equipe é composta por 13 profissionais, entre eles o coordenador, Manoel Áureo Germano, e os professores Mauri König (editor-chefe), Jeferson Ferro (revisor textual) e André Corradini (editor audiovisual). Todos os outros quatro colaboradores e os cinco estagiários são alunos ou egressos do curso de Jornalismo da instituição, fazendo do site um espaço de aprendizado e qualificação a esses estudantes e profissionais.

Para este ano, o desempenho atual aponta para um novo crescimento. Com 51 textos e vídeos publicados desde 20 de janeiro, o site ultrapassou as 44 matérias de janeiro de 2020. As visualizações também foram maiores para o mês neste ano: 81 mil páginas visualizadas, superando as 67 mil do ano passado.

Confira abaixo mais informações sobre as estatísticas do Uninter Notícias em 2020.

Rádio também atinge crescimento

Fazendo parte da CNU desde setembro de 2019, a Rádio Uninter manteve-se operante mesmo longe dos estúdios do Campus Tiradentes, em Curitiba (PR). A rádio produziu 867 transmissões em 2020, todas disponíveis no formato podcast em seu próprio site. A programação de segunda a sexta levou ao ar 505 transmissões ao vivo em sua página no Facebook durante o ano.

Na mesma rede social, a rádio atingiu 248 mil visualizações em 2020, com um crescimento de 682% frente às 31 mil de 2019. Foram produzidas 5,7 mil horas de conteúdo no ano. Com 4,5 mil seguidores e 3,8 mil curtidas, a Rádio Uninter também dispõe de público internacional, sendo consumida por usuários de países como Estados Unidos, Angola, Itália, Moçambique, México e Portugal.

A grade fixa da Rádio Uninter chegou a contar com 25 programas ativos durante o regime de teletrabalho, imposto com a chegada da pandemia em março. Os conteúdos abordam diversos temas, como carreira profissional, finanças pessoais, gestão e negócios, educação, música, cinema, literatura, turismo, humanidades, esportes, jornalismo e meio ambiente.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *