Ciência sem Fronteiras oportuniza aprendizado internacional

Luiz Fernando Kerscher Pereira acaba de regressar após passar 16 meses de estudo no Canadá

O aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Internacional Uninter, Luiz Fernando Kerscher Pereira, acaba de regressar ao Brasil após passar 16 meses estudando no Canadá, pelo programa Ciência sem Fronteiras. Ele foi admitido pela Brock University, localizada na cidade de Saint Catharines, maior universidade da região das Cataratas do Niágara, onde cursou Ciência da Computação e também estagiou na empresa Globestar System Inc., em Toronto.

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação e da Cultura (MEC), por meio de instituições de fomento como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com intuito de promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Pereira conta como foi o desafio de ir para um país tão diferente. “Esta foi a experiência mais rica que eu já tive. O Canadá me mostrou de fato o que significa a palavra multiculturalidade. Aprendi a conviver com essas diferenças e a lidar melhor com a distância”. Mas não foram apenas as experiências de vida que marcaram Pereira. “O programa proporcionou uma experiência completa, pois os primeiros 4 meses foram de aulas de inglês integral oferecido pela própria universidade. Nos 4 meses seguintes me mudei para Toronto para estagiar em uma empresa de tecnologia e, finalmente, os últimos 8 meses foram de aulas na universidade” explica.

Segundo ele, os conhecimentos e experiências adquiridos ajudam muito para a entrada no mercado de trabalho ou mesmo para um ‘upgrade’ na carreira. “No âmbito acadêmico, o sistema de educação canadense agregou muito, pois é totalmente diferente do brasileiro, o que também me exigiu certa adaptação no início. Além do conteúdo dado ter diferenças dentro da realidade canadense. Essa vivência, juntamente com o conhecimento adquirido, abriu uma ampla visão de mercado e mundo corporativo”, ressalta.

De acordo com o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Grupo Uninter, Claudio Aparecido de Oliveira, as principais vantagens desse programa são a oportunidade do aperfeiçoamento profissional e a troca de experiência com alunos e professores de outras instituições. “Para nós, esta também é uma forma de mostrar aos nossos alunos que é possível ampliar seus horizontes por meio de um Curso Superior no Grupo Uninter. Nessa experiência, o Luiz teve a oportunidade de estudar, trabalhar e conviver em outro país, o que permite a ele trazer uma bagagem de conhecimento que pode ser utilizada na vida pessoa, acadêmica e profissional”, salienta.

Para se inscrever, o aluno deve preencher os requisitos do edital e a instituição de ensino deve ter assinado um acordo de adesão com o programa Ciência Sem Fronteiras para poder indicar seus estudantes. Mais informações pelo site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br .

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *