Literatura

Cecília Meireles e Vinícius de Moraes quebram o gelo em sarau

Depois de um ano repleto de aprendizado e dedicação, nada melhor do que fechá-lo confraternizando com as pessoas que ajudaram a formar diversos momentos em sala de aula, não é? E foi desta forma que as alunas do curso de Pedagogia da Uninter se despediram da disciplina de Literatura Infanto-Juvenil (Teoria e Prática), sob a supervisão da professora Luciana Zatera, promovendo o seu 1º Sarau de Poesia, realizado na manhã desta quinta-feira (30) no campus Divina da instituição, em Curitiba.

Ao todo, 19 alunas recitaram poemas infantis para cerca de 100 convidados, também de pedagogia. Entre as poetas escolhidos estão os brasileiros Pedro Bandeira, Cecília Meireles, José Paulo Paiva, Vinicius de Moraes, entre outros. Luciana destaca que as alunas estavam ansiosas para esse momento. “Foram duas semanas de ensaio. Na última aula pedi para que apresentassem para mim, porque também é uma maneira de elas desenvolverem a questão da oralidade e a expressão corporal”, diz.

“Foi uma experiência nova para elas. Afinal, nunca tinham declamado um poema. Para deixar o espectadores ainda mais próximos da história contada, muitas delas prepararam um pequeno cenário e um figurino. É um momento, também, de os demais alunos perceberem que este é um recurso atrativo que pode ser usado por eles. Foi um trabalho coletivo e muito rico”, explica a professora.

Luciana ressalta que ainda existe um certo preconceito com a poesia. Muitas pessoas acreditam que a poesia é algo “chato”, que deve rimar e outras ideias que surgem no imaginário popular. E o sarau serviu para desmistificar esse estereótipo, levando a realidade na qual a poesia fala da vida, do ser humano, de sentimentos. “Elas [alunas] puderam entender como funciona a poesia, puderam escolher autores, para que isso melhore a prática pedagógica delas em sala de aula”, conclui Luciana.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Heloisa Alves Ribas - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Victor Corradini - Estudante de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *