Entre os saberes da biblioteca pública

Se os livros da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) pudessem falar, com certeza teriam grandes histórias, não apenas pelo seu conteúdo, mas também porque fazem parte de um local com mais de 160 anos de existência. Inaugurada em 1857, a BPP mudou de lugar 13 vezes até se estabelecer onde está hoje, em um prédio histórico bem no centro de Curitiba.

Ela possui um vasto acervo com mais de 600 mil títulos distribuídos entre livros, revistas, fotografias, entre outros. E várias pessoas puderam conferir de perto todo este acervo durante a 1ª Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná. O evento foi no final de outubro e teve a presença de 20 escritores, apresentações de peças de teatro, exposições de longas-metragens e bate-papo com profissionais da literatura.

Cinquenta alunas de Pedagogia da Uninter estiveram no evento acompanhadas das professoras Luciana Carolina Santos Zatera e Cláudia Sebastiana Rosa da Silva. Além do passeio pelo local para saber sobre detalhes do funcionamento da biblioteca, alguns estudantes participaram de teatro de bonecos, palestra sobre literatura infantil e pesquisas referentes a bibliotecas.

“Muitas nunca tinham ido à biblioteca. Elas passaram a valorizar o livro, a questão do empréstimo e também perceberam que frequentar bibliotecas é uma atividade cultural de grande valor. Elas se sentem orgulhosas em escolher obras literárias de qualidade, de conhecerem autores e, acima de tudo, já estão fazendo uso da literatura infantil na sala de aula ou nos estágios, lendo para os alunos, falando sobre arte e ensinando o valor da leitura”, diz Luciana.

Para Cláudia, o passeio foi importante para os estudantes em seu preparo como professores. Ela explica também que todos ficaram satisfeitos com o passeio e motivados a aproveitar melhor o acervo da biblioteca da Uninter do campus Divina, local onde estudam. “Esta é uma forma de democratização da leitura e a possibilidade de trocar e enriquecer o conhecimento. Frequentar uma biblioteca é uma etapa a ser conquistada e vivenciada na sua formação de futuro professor e leitor”, diz Cláudia.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Talita Santos – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *