ENSINO SUPERIOR

“Carrossel” da Uninter faz o conhecimento girar

“Um bom engenheiro, no mercado de trabalho, todo ano é um profissional diferente”, diz Frank Alcântara, diretor da Escola Politécnica da Uninter. A frase foi pronunciada no último dia 13 de março, na sede das Araucárias, em reunião para a construção de uma nova grade curricular dos cursos da engenharias Elétrica, da Produção e da Computação. A ideia é implantar o formato de ciclos na distribuição das matérias da grade curricular, que é chamado de “carrossel”. Participaram do encontro 28 pessoas, entre coordenadores e professores das Escolas Superiores da Uninter.

O carrossel é um agrupamento de disciplinas que podem ser ofertadas de maneira independente, dentro do seu ciclo.  Este sistema já vigora em outros cursos da Uninter, nas escolas superiores de Educação e de Gestão, Comunicação e Negócios.

No campo da engenharia, o mercado de trabalho se modifica rapidamente devido à rapidez com que se adotam novas tecnologias. As engenharias da Uninter, portanto, encaram o desafio de construir uma grade de disciplinas dinâmica, em sintonia com as demandas do mercado, dentro do princípio organizacional das UTAs (Unidades Temáticas de Aprendizagem), conforme explica o reitor Benhur Gaio, que participou da discussão.

Em 2014, iniciou-se na Uninter um estudo de “mapa de competências”, que desde então direcionou a construção das diretrizes curriculares a partir de cinco eixos: conhecimento, habilidade, atitude, valores e emocional. Essa nova organização das grades dos cursos faz parte do projeto pedagógico da instituição.

As disciplinas dos cursos de ensino superior devem seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) elaboradas pelo MEC, que determinam os conteúdos a serem desenvolvidos e, consequentemente, tudo o que será avaliado no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Além disso, para as engenharias ainda é necessário observar recomendações de órgãos reguladores das atividades profissionais, como o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), por exemplo.

Tudo isso forma um conjunto de referências que direciona o trabalho de professores e coordenadores, com o objetivo de desenvolver cursos que, além de ensinar os conhecimentos, competências e habilidades necessárias para o exercício da profissão, motivem os alunos e os engajem no desafio de construir a sociedade do futuro.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - estagiário de jornalismo
Mauri König - Jeferson Ferro (revisão textual)
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *