Caderno Progressos: Escola Politécnica dá novo passo nas publicações científicas

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

Durante o último dia do V Simpósio de Engenharias e Tecnologia da Uninter, promovido pela Escola Politécnica da instituição, a professora Dayse Mendes, mediadora do evento, anunciou uma novidade: o lançamento de um periódico científico da Escola Politécnica, o Caderno Progressos.

No campo acadêmico, este tipo de publicação busca promover o progresso da ciência e do conhecimento por meio da divulgação de pesquisas realizadas por estudantes da graduação e seus professores. Então, a partir de agora, os estudantes da escola poderão submeter seus trabalhos de conclusão de curso, ou artigos baseados em projetos desenvolvidos nas disciplinas de Problem Based Learning (PBL), para a publicação neste periódico.

A primeira edição do Caderno está prevista para fevereiro de 2021 e irá contar com uma seleção dos trabalhos de pesquisa apresentados no Simpósio. A partir do segundo caderno, a ser disponibilizada em setembro do mesmo ano, as submissões serão abertas a qualquer aluno da Uninter. Caso o trabalho seja aceito, a publicação será gratuita.

Dayse explica a importância de dar visibilidade para os projetos de pesquisa desenvolvidos na Uninter: “Muitas pessoas imaginam que por sermos uma instituição com foco na educação a distância, não é possível desenvolver pesquisas. E isso não é verdadeiro. Na verdade, ao desenvolver pesquisas com alunos do Brasil inteiro, há uma riqueza maior nos dados e informações que podemos agregar aos projetos. É importante que a sociedade saiba que é possível desenvolver projetos de pesquisa que agregam valor não somente aos alunos, professores ou à própria Uninter, mas à sociedade como um todo. E há o fator de incentivo aos próprios alunos, muitos se sentem motivados a continuar suas pesquisas e fazer pós-graduação por verem seus trabalhos valorizados”.

A professora afirma que ao embarcar no mundo da iniciação científica, o aluno pode se aprofundar em uma área de interesse e, ao ter acesso aos processos metodológicos, aprenderá a buscar dados e informações, entrando em contato com as bases de dados mais relevantes na área. Ao realizarem as pesquisas, os estudantes também aprendem a se organizar em termos de prazos e trabalho em equipe.

Durante todo o simpósio, foram reservados momentos para a apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos na escola. “O resultado do evento foi melhor do que esperávamos. Tivemos 833 inscrições de alunos e estamos próximos a 2 mil visualizações, tanto de alunos quanto de pessoas externas à Uninter. O mais interessante foram os comentários ao longo das apresentações, tanto no que se refere às palestras magnas quanto à apresentação dos projetos de pesquisa. Os comentários foram extremamente positivos, com elogios tanto pela qualidade do que foi apresentado quanto pela proximidade que os alunos que estavam acompanhando o Simpósio sentiram, já que boa parte dos apresentadores eram alunos iguais a eles. Muitos disseram que ficaram animados, com força renovada para dar continuidade em seus estudos e, quem sabe, participar no próximo ano dos projetos de pesquisa da Escola”, afirma Dayse.

Na Uninter, a responsabilidade pela abertura de vagas para a Iniciação Científica é da Coordenação de Pesquisa e Publicações Acadêmicas e, normalmente, acontece em março de cada ano. Nesse período é publicado o edital com a divulgação das vagas. Os alunos podem ter mais informações no link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *