Azul calcinha ajuda a explicar língua portuguesa em Praga

Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo

O Brasil possui uma variedade de palavras e expressões que dependem de contexto para seu entendimento. Variações regionais, históricas, formais e informais fazem com que a língua portuguesa se torne um desafio para quem quer aprendê-la.

Para falar dos desafios ligados à língua, a professora do curso de Letras da Uninter Crisbelli Domingos ministrou a palestra ‘’Pragmática Lexical e seus desdobramentos da Língua Portuguesa Brasileira’’, na Universidade Carolina de Praga, na República Tcheca. A convite da Graduação em estudos Luso-Brasileiros, a palestra foi realizada no dia 24 de novembro no departamento de Estudos Românticos da Universidade Carolina de Praga.

O objetivo da conferência foi divulgar a produção científica da Uninter, apresentando o léxico originário dos diferentes usos e variações existentes no Brasil para estudantes tchecos de Linguística e Línguas Estrangeiras Modernas.

Entre os exemplos que Crisbelli usou para ilustrar as expressões que só existem no Brasil estão ‘’Azul Calcinha’’, que se refere à cor azul claro, e “vela”, que tem múltiplos significados, como a vela do barco, o ato de velar um falecido ou a pessoa solitária que está acompanhando um ou mais casais.  Pragmática, pragmática lexical, conceitos primitivos e percepção categórica relativa estavam presentes em sua fala, deixando a palestra mais atrativa para os estudantes.

‘’Foi uma participação que gerou bons frutos porque oportunizou uma projeção internacional da área de Linguagens e Sociedade da Uninter, promoveu a divulgação científica de uma pesquisa brasileira dentro da Universidade mais antiga da Europa Central e possibilitou para os alunos da Uninter uma experiência de interação científica em uma Universidade estrangeira, a partir de um intercâmbio de ideias com outros estudantes’’.

A palestra contou com alunos do curso de Licenciatura e também Bacharelado em Letras da Uninter. De diferentes regiões do país, cinco alunos não só prestigiaram Crisbelli, como também engajaram a palestra, o que deixou a professora muito animada. ‘’Fiquei muito satisfeita, feliz e orgulhosa dos alunos Uninter, porque eles se engajaram com a proposta: ligaram as suas câmeras, debateram as teorias sociolinguísticas levantadas, interagiram no chat com os diferentes públicos e falaram, com propriedade, das variações da nossa língua e dos diferentes matizes da nossa cultura. Foi realmente gratificante e emocionante’’, finaliza a professora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *