Jovem Aprendiz 2022 é evolução

Autor: Nayara Rosolen - jornalista

Os 26 formandos do Programa Jovem Aprendiz do Instituto IBGPEX, em parceria com a Uninter, receberam o certificado de Assistente Administrativo na manhã de sexta-feira, 9 de dezembro de 2022. Em uma cerimônia que reuniu familiares e convidados, no auditório do campus Garcez, a turma sete concluiu os 11 meses de aprendizado e desenvolvimento.

Não por acaso, o nome escolhido para representar o grupo foi “Evolução”. O objetivo principal do programa é capacitar os jovens para o mercado de trabalho, por meio de uma formação humana e profissional. Desde fevereiro, os aprendizes realizaram 1280 horas de atividades. Destas, 400 horas em formação teórica, ministrada por profissionais da entidade qualificadora, e 880 horas práticas, executadas em 15 setores da Uninter.

“É de fato uma alegria muito grande esse momento para nós, porque é o que coroa o esforço de toda uma equipe durante todo o ano (…) aprender não é fácil, crescer não é fácil. Nós todos aqui somos jovens aprendizes. Ninguém é dono do conhecimento, ninguém é dono da verdade, todos aprendemos constantemente uns com os outros”, afirma a gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki.

A formatura dos aprendizes também contou com a presença do instrutor e pedagogo do Programa Jovem Aprendiz, Leandro Prado, o coordenador do setor de Gestão de Pessoas da Uninter, Christiano Lopes Affonso, e a analista de gestão de pessoas, Elisandra Wolski.

“A gente está aqui para propiciar o desenvolvimento, para que sejam profissionais ainda melhores no futuro. Não acabou, só está começando, mas nós da Uninter esperamos que saiam daqui ainda melhores profissionais”, afirma Christiano.

Rosemary diz que desconhece qualquer outro programa Jovem Aprendiz que conte com profissionais de “tão alto gabarito” para compartilhar o conhecimento com os jovens. A gerente de projetos sociais agradece aos professores das escolas superiores da Uninter, que colaboraram voluntariamente neste período, aos instrutores que ministraram o núcleo formativo do curso e “investiram o tempo para ensinar e aprender”, aos gestores da instituição que receberam os jovens nos respectivos setores, assim como a equipe IBGPEX, “que faz tudo acontecer”.  

Neste ano, a aprendiz e colaboradora Ana Luiza Figueiroa realizou a oração de agradecimento pela conquista da turma e Giovana Cavallim foi a escolhida para discursar como oradora. Giovanna relembrou os momentos mais marcantes com os colegas e explicou a escolha do nome que representa a turma, que remete para o aperfeiçoamento, crescimento ou desenvolvimento.

“Mesmo que de forma gradual, todos nós passamos por esse processo durante o ano de 2022 (…) eu me lembro de ter chegado na sala e visto vários rostinhos, mesmo que debaixo da máscara, meio preocupados, assustados, e, eu posso imaginar, pensando se tudo daria certo. Isso porque eu era uma delas. Porém, ao entrar na sala nos últimos dias, vi rostos determinados, vi todos conversando com seus colegas, além de ver pessoas completamente diferentes de dez meses atrás. Isso é evolução”, afirma Giovana.

De pedagogo a patrono da turma

Por se destacar no auxílio da construção do conhecimento, “despertando emoções, inquietações e aprendizados”, o pedagogo Leandro Prado foi nomeado o patrono da turma sete. Título anunciado pela aprendiz e colaboradora Marili Oliveira Alcantara, ao dizer que “patrono é aquele que defende, acolhe e direciona”.

“Esse título é a prova de que o seu trabalho é admirado pela nova geração que se forma. Professor não é somente aquele que ensina, mas aquele que faz com que os alunos aprendam não por medo, mas por vontade (…) os alunos reconhecem o professor que verdadeiramente se preocupa com o seu aprendizado. Sairemos daqui com um pouco de você impresso em nossa identidade pessoal e profissional. E carregaremos os seus conhecimentos e ensinamentos com muito carinho e admiração em todo lugar que formos”, declara Marili.

Com 11 anos de experiência no ramo da hotelaria, Leandro compara o programa jovem aprendiz com uma mala ao retornar de uma viagem, bagunçado, com roupas jogadas e muitas lembranças. Ao longo do ano e de cada um dos 27 módulos e 11 seminários, o objetivo foi auxiliar na organização da bagagem dos aprendizes, que “foram se construindo como pessoa e profissional”.

“Fico imensamente grato pela homenagem e por todas essas palavras que foram proferidas. Para mim, trabalhar no programa Jovem Aprendiz é uma alegria sem fim. Trabalhar com juventude é trabalhar constantemente com construção”, afirma.

O pedagogo ainda cita Paulo Freire, que diz que “ninguém se torna professor numa terça-feira, às quatro horas da tarde”. “A gente se faz como pessoa e como profissional a todo dia, todo momento, a cada leitura, a cada cobrança de horário, a cada vez que somos convidados a evoluir, como é o nome dessa turma. Eu agradeço imensamente a oportunidade”, conclui.

As famílias e responsáveis também foram homenageados em uma fala da aprendiz Nicole Palmijiano. E antes de receberem os certificados de conclusão do programa, o aprendiz Israel Ribeiro Gibim foi o responsável por conduzir o juramento da turma.

15 anos formando e desenvolvendo profissionais

“Muito importante e valorizado na Uninter”, o Programa Jovem Aprendiz teve sua primeira turma em 2007 e, segundo Elisandra, formou mais de 700 novos profissionais. De acordo com a analista de gestão de pessoas, hoje o mercado de trabalho exige, além do conhecimento específico de cada área, interação com os problemas que cercam os profissionais, “por isso cultura em geral é fundamental”.

“Não queremos mais falar e deixar que o vento espalhe as palavras. Queremos educar, formar, humanizar e respeitar os direitos individuais. Nossa sociedade, tão carente, precisa de nós. O espírito jovem, alegre, comunicativo, esse entusiasmo e curiosidade pelo mundo que vocês têm, são elementos fundamentais para o estabelecimento de um país menos violento e menos desigual”, garante Elisandra.

Muitos dos jovens aprendizes são efetivados nos setores da Uninter ao finalizar a jornada como jovem aprendiz, e alguns garantem a vaga antes mesmo de se formar pelo programa. Durante a solenidade, Emanuele Proencio de Jesus, que realizou o programa em 2021, teve a oportunidade de contar a sua história e experiência na turma seis.

“Foi um grande marco para mim, um desafio conciliar os estudos, o curso e o trabalho, principalmente no pico de pandemia. Mesmo virtualmente, eu tive a honra de conhecer pessoas incríveis. Brincamos, rimos e, mesmo assim, além de sermos colegas de trabalho, nos tornamos amigos (…) conheci meus colegas de trabalho exatamente no dia da formatura, uma mistura de felicidade e alegria por ter conseguido passar por um ano difícil, onde muitas pessoas se foram, mas com muita luta e persistência, consegui concluir minha jornada como jovem aprendiz. Minha eterna gratidão à Uninter pela oportunidade dada, a qual eu consegui aproveitar muito e colher todos os ensinamentos”, relatou.

Emanuele tentou entrar para o time de aprendizes da Uninter por três vezes: em 2014, em 2015 e em 2020, quando já cursava Direito na instituição. Na última tentativa, garantiu a vaga. A então aprendiz também foi efetivada e diz que “a sensação de felicidade era imensa”.

“Naquele momento eu tive certeza de que o meu esforço teve resultado e que, a partir daquele dia, eu teria que melhorar cada vez mais como profissional. A mensagem que eu quero passar é para não desistirem dos objetivos de vocês, tanto de vida como os profissionais, pois para quem é grande, o universo se torna pequeno”, finaliza Emanuele.

Agora, os jovens seguem na construção de um futuro de sucesso e levam junto as “lembranças maravilhosas e aprendizados que nortearão futuras experiências”.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo AVA Univirtus da Uninter e também pelo canal do Youtube do Grupo Uninter.

 

Confira cada um dos jovens formandos:

Ana Luiza Sgaraboto Figueiroa

Bruna Siqueira

Davi Skraba Kruger

Elissandro Antonio Sikora

Emily de Cássia Silva Balestra

Fernanda Marks

Gabriella Castro Silva

Giovanna Aparecida Cavallim

Izabelle Larissa Locatelli Zaneti

Israel Ribeiro Gibim

Izabella Silva Guerreiro

Juan Rodrigues dos Santos Servelo

Juliana Oliveira Muniz

Kyara Vieira da Silva

Larissa Martins Lopes

Leticia Aparecida Barbosa Rosrigues

Lucas Olcha Fonseca

Maria Eduarda Machado Ferreira

Maria Eduarda Silva de Moraes

Maria Elisa Stresser

Marili Oliveira Alcantara

Milena Mayara de Lara

Nicole Silva Couti Palmijiano

Paloma de Paula

Thais Fogaça dos Santos

Vitória Thaysa da Silva

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *