Atividade física regular ajuda na imunidade contra o coronavírus, diz estudo

Autor: Gabriel Bukalowski - Estagiário de Jornalismo

Os cuidados com a pandemia do novo coronavírus vão além do uso de máscara, de lavar bem as mãos com frequência, manter distanciamento social e muito álcool gel para se proteger. A prática regular de exercício físico pode ajudar a evitar infecção com o vírus e no desenvolvimento de sintomas mais graves que podem levar à morte.

Um estudo científico do observatório nacional norte-americano publicado pela revista científica British Journal of Sports Medicine mostra que quem faz exercício físico com frequência tem a maior chance de evitar o contágio com o coronavírus, ou estar menos sujeito a desenvolver a doença com maior gravidade.

A professora do curso de Educação Física da Uninter no polo de Maringá (PR), Rosiane de Souza Constantino, apontou a importância da prática do exercício físico regularmente no dia a dia. “O benefício do exercício vem junto com vários outros fatores. Estar em movimento evita a ter outras doenças graves que podem acabar baixando a imunidade do corpo e facilitando o contágio com outras doenças, como a do coronavírus. Por isso é importante praticar atividade física diariamente”.

Segundo dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 31% dos brasileiros praticam exercícios físicos como lazer regularmente conforme recomendado pelos profissionais da saúde, enquanto o percentual de 2013 foi de apenas  22% das pessoas. Entre os homens, 34,2% se exercitam; entre as mulheres, 22,4%. Já os que não praticam atividades físicas regularmente, considerados os “insuficientemente ativos”, representam 43,3% dos brasileiros.

A disciplina e a dedicação podem mudar a vida de uma pessoa que sofreu por ter alguma comorbidade, como é o caso de Daniela da Cunha Barbosa Zanida, aluna de Educação Física do polo da Uninter de São Paulo. “Antes de cursar educação física, eu era obesa e tinha diabetes, decidi então começar a me movimentar e fazer academia para perder peso. Com dedicação, os anos se passaram e perdi muito peso e consegui controlar a diabetes”. Daniela trouxe para a vida dela a atividade física como um hábito e hoje é professora de zumba. “Me identifiquei através da dança e hoje quero atingir mais pessoas, pois é uma qualidade de vida”.

O despreparo físico pode se tornar um grande problema para quem ainda não está acostumado a se exercitar. Para isso, é preciso de auxílio de profissionais para não causar danos à saúde. “Extrapolar além dos limites é um malefício à saúde, pois dependendo do esforço e da falta de frequência cardíaca, pode causar lesões e até mesmo desenvolver a baixa imunidade para o corpo”, finaliza Rosiane.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Bukalowski - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Ketut Subiyanto/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *