Assembleia Legislativa homenageia Uninter com Menção Honrosa

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) concedeu nesta segunda-feira (23) o diploma de menção honrosa à Uninter. A sessão plenária recebeu o presidente e chanceler do Grupo Uninter, Wilson Picler, o superintendente-geral, Edimilson Picler, o diretor administrativo, Gabriel Picler, o vice-reitor, Jorge Bernardi, e outros nomes da instituição.

A proposição foi do deputado Delegado Fernando Martins (Republicanos) em homenagem aos 25 anos do grupo, comemorados em junho de 2021, e aos 10 anos do centro universitário, a serem completados amanhã, 25 de maio de 2022.

“Hoje, venho a esta tribuna para homenagear uma das maiores instituições de ensino de nosso país”, iniciou o discurso o deputado proponente. Em sua fala, o parlamentar destacou os feitos da instituição ao longo dos anos, com destaque à nota máxima (5) atribuída pelo Ministério da Educação (MEC) à modalidade de educação a distância do centro universitário e ao feito de ser uma das cinco melhores empresas para se trabalhar no Paraná, conferida em 2021 pelo selo Great Place to Work.

“Hoje eu me dirijo a essa tribuna com muito respeito e muita satisfação, porque, além de estarmos comemorando uma vitória, um êxito, que eu posso dizer extraordinário dessa instituição de ensino chamada Uninter que se tornou referência na área de educação, em especial de educação a distância […] A Uninter não foi construída apenas pelo sonho do Wilson Picler. Foi construída pelo sonho de centenas de professores. Já formamos mais de 500 mil estudantes, e esses estudantes que escolheram a Uninter fazem parte da história dela, porque não existe instituição exitosa sem aluno. Ela pode ser muito boa, mas, se não tiver aluno, não cumpre o seu papel social”, declarou Wilson Picler no plenário.

“[A educação a distância] É uma bênção, e a forma de adquirir o conhecimento mudou muito. Não é apenas o professor ensinando na sala de aula. Com aulas bem preparadas, com toda a sofisticação e com a diversidade metodológica que uma boa EAD oferece, ela é muito superior à aula dialogada em sala […] O desafio que bate à porta das instituições é a qualidade, e vão permanecer no mercado as que tiverem qualidade de fato, não apenas no discurso. Nisso nós estamos muito tranquilos com a Uninter oferecendo educação de qualidade”, completou Picler.

Entre os parlamentares presentes, estavam o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário, Luiz Claudio Romanelli (PSD), e o segundo-secretário, Gilson de Souza (PL). A sessão pode ser conferida na íntegra clicando neste link.

25 anos de conquistas e inovações

O Grupo Uninter é o resultado de mais de duas décadas do professor Wilson Picler dedicadas à educação. Em 1996, Picler funda o Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX), capacitando educadores e profissionais de todos os cantos do Brasil. A Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) é criada em 2000, ofertando cursos presenciais de graduação. Dois anos depois, é fundada a Faculdade de Tecnologia de Curitiba (Fatec), com o objetivo de oferecer cursos tecnológicos de curta duração.

No mesmo ano, é inaugurado o primeiro estúdio para a gravação de videoaulas. Já em 2005, é criada a Editora IBPEX, renomeada em 2013 para Editora Intersaberes, tendo lançado mais de 1.500 títulos acadêmicos para as mais diversas áreas da educação e impresso mais de 10 milhões de livros acadêmicos.

Com a fusão da Facinter e da Fatec, nasce o Centro Universitário Internacional Uninter em 25 de maio de 2012, por meio da portaria do MEC da mesma data. A instituição hoje está presente em mais de 700 polos pelo Brasil e em 12 unidades internacionais.

O centro universitário possui mais de 550 mil alunos formados, 1.700 colaboradores e mais de 400 cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão, nota 4 (conceito de excelência) no Índice Geral de Cursos e nota máxima (5) para educação a distância atribuída pelo MEC. Em 2021, o grupo conquistou pelo 12º ano consecutivo o prêmio Top Educação e figurou entre as cinco melhores empresas para se trabalhar no Paraná por meio do selo Great Place to Work.

A mente à frente da Uninter

O professor Wilson Picler é graduado em Física, mestre em Engenharia Biomédica e doutorando em Engenharia Elétrica. O empresário foi laureado pela Câmara de Curitiba, em 2013, como cidadão honorário do município, de forma unânime entre os vereadores. Em 2015, a honraria foi concedida também em sua cidade natal, Guaíra (PR).

A Associação Comercial do Paraná concedeu em 2018 ao professor o título Cidadania ACP, destinado a personalidades que desenvolveram notáveis atividades em benefício e defesa das instituições nacionais e da democracia. Wilson Picler também recebeu os títulos de cidadão benemérito do Paraná, a insígnia Ordem do Mérito Judiciário Militar e o título de cidadão honorário de Ponta Grossa (PR), em 2022, pelos esforços em prol da democratização da educação.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Orlando Kissner/Alep


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *