HOMENAGEM

Wilson Picler, o mais novo filho de Curitiba

Curitiba oficializou na última quinta-feira (7) a adoção de mais um filho ilustre. O empresário e fundador do Grupo Uninter, Wilson Picler, recebeu na Câmara Municipal de Curitiba o título de cidadão honorário, uma forma de a cidade reconhecer e acolher quem muito fez por ela. A designação torna quem o recebe um cidadão oficial, mesmo que a pessoa não tenha nascido no lugar, caso de Wilson Picler, natural de Guaíra, no interior do Paraná.

A honraria é concedida àqueles que se destacam na prestação de serviços de caráter humanitário e para o desenvolvimento social da cidade. A indicação foi do vereador Tito Zeglin, que justificou sua escolha citando a criação do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão IBPEX, e destacou Picler como um dos principais apoiadores do ProUni, bem como sua atuação política na luta pela inclusão social através da educação. A escolha foi de grande aceitação por parte dos vereadores da casa, que votaram por unanimidade para que ele recebesse o título.

A sessão solene foi presidida pelo segundo-presidente do Legislativo municipal, Toninho da Farmácia, e contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, de colaboradores da Uninter e figuras ilustres da cidade. Tito Zeglin iniciou apresentando o homenageado citando pensadores como Gandhi, Dalai Lama, Aristóteles e Einstein. Falou sobre a grande capacidade criativa e empreendedora de Picler e sua postura humanitária. Ressaltou a origem humilde do filho de Gabriel José Picler, mecânico, e de Margarete Pereira Picler, costureira, destacando sua carreira acadêmica.

Ele criticou o caos político em que o país se encontra, e que há ainda uma grande necessidade de mudanças, citando uma frase do chanceler da Uninter: “Há muito por fazer e não há outro caminho que não seja o da educação”. O vereador concluiu sua fala justificando uma vez mais o porquê da indicação. “Eu me sinto muito feliz em ter apresentado o nome do Picler para receber esse título. Um homem que está fazendo história, que vai continuar escrevendo esta história maravilhosa. Curitiba, hoje, reconhece o homem, o professor, pensador, físico, fundador, presidente, chanceler, a pessoa, o ser inovador, o criador da Uninter, o profissional Wilson Picler, o mais novo cidadão honorário de Curitiba.”

O cidadão honorário

Ao receber o título, Picler agradeceu aos presentes, cumprimentando a bancada e os familiares, em especial o pai, que trouxe a família para Curitiba em busca de uma educação de qualidade. “Um homem trabalhador, que nos deu o exemplo do trabalho, da honestidade e da coragem”, disse. E completou afirmando ter herdado o espírito empreendedor de Gabriel Picler.

O chanceler destacou a qualidade da educação do antigo Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica Federal do Paraná), hoje UTFPR, onde se formou técnico em eletrônica, e enfatizou a importância da educação que recebeu lá para se tornar o profissional de hoje. “Ainda podemos transformar este país pela educação, se nós recuperarmos a educação básica. Quando você submete o jovem a uma educação dessa qualidade, você o prepara para a universidade, para as futuras profissões, para tudo o que vem depois. Então, vejo que não era o Wilson Picler que era diferente, mas a escola que fez a diferença”, afirmou.

Picler falou também sobre sua admiração pelos professores e pelo ensino, que o motivou a criar o IBPEX. “Lendo a lei e interpretando diferente de todo mundo, criei um curso de especialização que tomou grandes proporções e ganhou o Brasil”, disse. O curso Metodologia do Ensino do 1° e 2° graus foi mais uma das inovações de Picler, que, em toda essa trajetória de sucesso, contou com a ajuda do professor Alvino Moser. Tudo isso resultou no Grupo Uninter, que hoje conta com mais de 600 polos espalhados por todos os estados do Brasil e cerca de 215 mil estudantes.

“Essa empresa, que nasceu em Curitiba, não será absorvida por outras de capital aberto. Ela terá de ser o exemplo de uma empresa que consolida o ensino superior. O povo de Curitiba é um símbolo para todo o Brasil, e a educação que a Uninter faz está se diferenciando das demais. Nosso compromisso é a educação em primeiro lugar”, disse o educador. “Quero compartilhar esse título com todos os curitibanos que fazem a diferença, estamos juntos nessa jornada”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *