Artes Visuais, Educação Física e Música encontram na EAD um aliado para a formação

Autor: Renata Cristina - Assistente de comunicação

A educação a distância cresce cada vez mais, o que demanda novas estratégias da prática docente em áreas como Artes Visuais, Educação Física e Música. Essa temática foi o foco central da mesa “Atividades Práticas e Formação Docente nos Cursos de Artes Visuais, Educação Física e Música em EAD”, apresentada na 18ª edição do Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico (ENFOC).

O encontro, realizado no dia 29 de agosto, contou com a mediação da professora Tatiane Calve, dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física EAD da Uninter, além da participação dos professores André Luiz Pinto dos Santos,  dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, e Florinda Cerdeira Pimentel, do curso de Licenciatura em Música.

Durante o debate, os professores apresentaram como as práticas pedagógicas são estruturadas com base em pilares comuns, que agregam à formação. Entre essas atividades, destacam-se os Experimentos Práticos Interdisciplinares, com integração de disciplinas, aulas ao vivo e materiais de qualidade; as atividades síncronas, que reforçam a teoria e promovem interação em tempo real; a valorização das práticas locorregionais e o uso de métodos ativos, para estimular o protagonismo dos estudantes.

“Todas as experiências que ele vive dentro do curso têm um único fundamento: formar professores de excelência”, ressalta a professora Florinda. Ela destaca também a importância de que essas atividades sejam realizadas de forma prazerosa, para que ele seja o protagonista do seu aprendizado .

Para o professor, André Luiz Pinto dos Santos, a experiência do curso EAD comprova que é possível desenvolver uma formação docente de excelência e alinhada à cultura brasileira. “A estrutura prática do curso de Artes Visuais EAD, assim como Música, demonstra que é possível promover essa formação estética, crítica e sensível, por meio desses ambientes virtuais. A integração entre os diferentes componentes práticos assegura uma formação sólida ética conectada com a diversidade cultural brasileira”, afirma o professor.

Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física trazem ainda as aulas de campo. São momentos presenciais que  acontecem nos polos de apoio presenciais e em instituições parceiras, planejados para a vivência entre teoria e prática. “Além das provas, das avaliações teóricas, os nossos alunos também têm essas avaliações práticas mesmo, porque o nosso curso, envolve prática”, relembra a professora Tatiane. “Conteúdo teórico é muito bom, mas nós conseguimos fazer essa relação do conteúdo teórico com a prática que vai ser aplicada futuramente no mercado de trabalho”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - Assistente de comunicação
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Reprodução Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *