PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Alunos saem da sala para interagir com o objeto de estudo

Autor: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo

A aula fora da sala é uma prática adotada por muitas instituições de ensino por apresentar bons resultados no aprendizado dos alunos. Por serem aulas mais dinâmicas e práticas, o seu conteúdo é absorvido de maneira interativa, fazendo com que o conhecimento aprendido na sala seja ampliado.

Visitas a museus, parques ecológicos e corporações empresariais são alguns exemplos dessa prática que pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, além de ser uma boa opção para quebrar a rotina da sala de aula.

Foi devido a importância dessa prática que o professor de Educação Especial EAD e Pedagogia da Uninter Marcelo Messias Henriques, por meio da Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba, propôs para seus alunos do curso presencial uma visita técnica ao Centro Histórico de Curitiba (PR), nos dias 9 e 23 de abril.

O principal objetivo da visita foi o de construir profissionais críticos que atendam às demandas sociais contemporâneas, além do aprendizado em torno da história da cidade sobre o olhar da escravidão e da participação das mulheres na construção da cidade, dois pontos ainda pouco explorados nos livros didáticos.

A aula fora da sala também proporcionou prática de campo na disciplina de Geografia para os diferentes níveis de ensino, valorizando a importância da interpretação e reinterpretação dos conceitos geográficos e da relação do homem com a natureza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *