PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Engajar os alunos da educação a distância é possível – e faz uma enorme diferença

Autor: Diego Augusto - Estagiário de Jornalismo

Durante o mês de maio, o polo Uninter de Cascavel (PR) realizou diversas ações institucionais visando a integração, adaptação e interação de alunos dos cursos de educação a distância (EAD).

Dentre as ações, foram realizadas aulas de vôlei com o time feminino de vôlei da Caixa Econômica Federal de Cascavel, sessões do Cine Clube Filosofia, rodas de conversa sobre gestão de pessoas, aulas interativas de boas-vindas para os alunos via skype, aulas práticas do curso de Educação Física, apresentação de estudos de caso e aulas presenciais de reforço para os estudantes do EJA (Educação Jovens e Adultos).

“Através dessas ações que realizamos mensalmente conseguimos envolver os alunos, fazer com que eles se sintam parte da Uninter e aprendam de forma mais efetiva. Os alunos que participam dessas ações sempre elogiam bastante, pois sabem que essas atividades melhoram seu desempenho, através da formação de network e amizades”, explica a gestora do polo, Cecília Pestana.

Segundo a gestora, a inspiração para promover as ações partiu do aprendizado e das visitas realizadas a outros polos da Uninter. “Nos inspiramos nos diversos polos maravilhosos que há no Brasil”, comenta.

Além das atividades de caráter didático, no dia 18 de maio foi realizada a primeira formatura presencial para os graduandos. A cerimônia aconteceu no auditório da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) e contou com a presença de cerca de 150 pessoas, com direito a camarim e 2 estúdios fotográficos para os formandos.

Ainda durante este mês, o polo desenvolveu campanhas nas redes sociais e no marketplace de divulgação de cursos que atingiram nota 5 no MEC (Ministério da Educação), e sobre os benefícios das graduações EAD ofertadas pela instituição. “Sempre tentamos transformar as ações para envolver nossos alunos/candidatos e fazer das nossas redes sociais mais um canal de interação com polo”, comenta Cecília.

Em tempos em que a evasão de alunos do ensino superior se tornou um problema – de acordo com o último Censo da Educação de 2017, disponibilizado pelo MEC, a quantidade de alunos que abandonaram seus cursos ou trancaram a matrícula ultrapassa os 50% do número total de inscritos – as ações mensais atraem e motivam os estudantes a frequentarem o polo, sentindo-se parte da instituição de ensino.

“Essa é uma briga nossa, queremos diminuir a evasão pois nossa meta é formar com qualidade o maior número de cascavelenses, fazer com que aprendam, se desenvolvam e evoluam. Sabemos que é a partir da educação que transformamos o mundo, e dentro dos debates que fazemos no polo ressaltamos muito a importância de cada um contribuir com o mundo”, conclui a gestora.

 

Embed HTML not available.
Autor: Diego Augusto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Cascavel


2 thoughts on “Engajar os alunos da educação a distância é possível – e faz uma enorme diferença

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *