Alunos de Farmácia promovem campanha de solidariedade

Autor: Evandro Tosin - assistente multimídia

O curso de Farmácia da Uninter e alunos integrantes do programa CRF-PR Júnior realizaram uma mobilização para arrecadar alimentos e roupas. A campanha de arrecadação de itens para orfanatos e asilos iniciou em outubro de 2020, quando os alunos divulgaram a ação nas redes sociais e entre amigos e familiares. A partir disso, foram disponibilizados pontos de coleta em três campi da Uninter em Curitiba (Tiradentes, Garcez e Carlos Gomes).

O grupo de estudantes arrecadou 60 quilos de alimentos não-perecíveis, 15 caixas de roupas, dois cobertores e uma bicicleta infantil. Os donativos foram entregues no dia 11.dez.2020 para o Lar Infanto-Juvenil Batista Esperança, localizado no bairro Bom Retiro, e na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Guabirotuba, ambos em Curitiba. O Lar de Idosos Jesus Maria José, situado no município de São José dos Pinhais, também recebeu doações, no dia 15.dez.2020. Além disso, foram entregues 100 unidades de álcool 70% fabricadas pelos próprios estudantes (clique aqui e saiba mais).

Professores do curso de Farmácia da Uninter, Patrícia Rondon Gallina e Vinicius Bednarczuk de Oliveira ainda doaram 60 pacotes de doces para as crianças atendidas pelo lar infanto-juvenil, e os alunos confeccionaram 100 cartas com mensagens de natal. A ação social contou com o apoio da Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter.

De acordo com a idealizadora da iniciativa, Patrícia Rondon, coordenadora do CRF Júnior – Comissão Acadêmica Local (CAL), a ideia da ação surgiu em uma reunião em que foi muito bem aceita por todos. Os alunos abraçaram a causa e se mobilizaram para começar a arrecadar os itens. “Acredito que na profissão que escolhemos não tem dia nem hora para pensar no bem-estar do próximo, e com toda certeza ações como essa fazem bem para quem doa e para quem recebe. Como professora, acredito que a formação vai muito além da sala de aula, e só tenho a agradecer aos alunos envolvidos na ação que ajudaram muitas pessoas neste fim de ano”, relata.

Ao todo, oito estudantes de Farmácia da Uninter participaram da ação social: Beatriz Franco Dias, Mariana Lira de Souza, Flávia Cristina Hartmann, Caroline Freitas Ricci Alves, Marina Correa, Celina Fausto Kempczinski de Araújo e Daniele Schweigert e Mirialys Luna de La Cruz.
Mirialys destaca a importância de pensar no social e realizar um trabalho coletivo para o bem-estar da comunidade.

“Em meio a um ano (2020) desconhecido e inesperado, se passa a ter percepções diferentes, a ter mais empatia com o próximo. Justamente com este pensamento o CRF-Júnior Uninter tornou possível a arrecadação de roupas e alimentos, entre outros itens, para trazer um natal acolhedor para essas crianças e idosos. Essa é a primeira de muitas iniciativas que iremos realizar juntos para o bem da comunidade”, afirma.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - assistente multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *