Aluno de Serviços Jurídicos e Notariais é aprovado em concurso da Polícia Civil

Autor: Evandro Tosin – Jornalista

Uma rotina de muita dedicação aos estudos para iniciar a carreira na segurança pública. Essa é a história do aluno da Uninter José Augusto da Cruz Ribeiro, vinculado ao polo de Cascavel, que conquistou uma vaga para o cargo de auxiliar de perícia da Polícia Civil do estado de Minas Gerais e foi nomeado esta semana.

Ribeiro poderá atuar em unidades vinculadas à Superintendência de Polícia Técnico Científica de Minas Gerais – Região Metropolitana de Belo Horizonte e interior do estado – entre eles, o Instituto Médico Legal, Instituto de Criminalística, Seções Técnicas Regionais de Criminalística e Postos Médicos Legais no interior do estado. No concurso, ele alcançou a 23ª posição, apenas sete pontos atrás do primeiro colocado.

O estudante de Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais da Uninter é residente de Cascavel, mudou-se de Campos dos Goytacazes (RJ) para o oeste do Paraná com o objetivo de estudar para concursos em 4 de dezembro de 2020, uma viagem de cerca de 1.611 quilômetros e 20 horas de duração. Após uma semana, Ribeiro se matriculou no polo.

“Foi o início de uma nova fase da minha vida, muito importante para ajudar no estudo e para a carreira. A equipe de Cascavel sempre me ajudou no que precisava durante esse período de preparação”, comenta o estudante.

O seu esforço era diário. Com frequência sua rotina era ir presencialmente estudar no polo de apoio presencial. Ribeiro chegava às nove da manhã e só terminava às oito da noite, num total 11 horas de estudo divididas entre os conteúdos da graduação e a preparação do concurso público. Para ele, o curso de Serviços Jurídicos e Notariais contribuiu por sua relação com o Direito e com as provas de concurso da área de segurança pública.

A gestora do polo da Uninter de Cascavel, Cecília Pestana, reforça o reconhecimento pela dedicação e disciplina de Ribeiro. “Tinha dias que ele chegava antes da gente aqui e ficava estudando sentado do lado de fora do polo até abrirmos e geralmente saia no horário que a gente estava fechando o polo”, afirma.

Agora, enquanto prepara sua mudança para Minas Gerais, o novo servidor relembra a trajetória e incentiva quem busca alcançar suas metas. “Se a gente tem um sonho e acha que é capaz, independente dos obstáculos, é só dar o primeiro passo e seguir a direção que você quer. Não acredito no impossível”, destaca.

 

Sobre o curso

O curso de Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notariais da Uninter possui conceito cinco na avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), ou seja, a nota máxima. Este profissional atua na área privada desempenhando atividades administrativas como funcionário ou prestação de serviços em tabelionatos, ofícios de registro, escritórios de advocacia, atividades de conciliação e mediação, departamentos jurídico e de recursos humanos em empresas, entre outros. Além da possibilidade de concorrer a cargos públicos de nível superior completo em áreas como: cartórios judiciais (varas e tribunais de justiça), esfera policial e outras.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *