Agronegócio e botânica são destaques em experimentos práticos interdisciplinares

Autor: Waliston Alves - estagiário de jornalismo

Considerada uma das grandes áreas da Geografia Humana, a Geografia Agrária é voltada para diagnósticos socioeconômicos e estudos de ordenamento territorial.

Tais diagnósticos levam em consideração a influência dos fatores ambientais no desenvolvimento de uma planta; isto é, como uma determinada espécie vegetal se comporta em diferentes regiões do mundo. Conhecidos como Ecofisiologia, estes fatores induzem e interferem no comportamento vegetal.

A Ecofisiologia aplicada à agronomia contribui para o conhecimento das grandes culturas, incluindo as principais commodities brasileiras como a soja e o milho, além dos processos produtivos e sua viabilização econômica.

De acordo com a professora Suelen da Silva Pereto, doutora em Ecologia e Conservação, a abordagem é pertinente, pois permite ao profissional entender as inúmeras situações às quais são acometidas as principais commodities brasileiras (matérias-primas, como produtos agropecuários, não industrializados e destinados à exportação).

“Ao tratarmos de botânica e entender a anatomia, morfologia, fisiologia e ecologia da planta, é garantido o entendimento do profissional geógrafo quanto ao plantio, desenvolvimento e reprodução das diversas culturas brasileiras”, destaca a professora.

A temática foi destaque em mais uma edição do Laboratório de Experimentos Práticos Interdisciplinares (LEPI) desenvolvido no dia 29 de junho pela área de Geociências da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter.

A proposta e organização do evento foram desenvolvidas pelos professores Otacílio Paz e Vera Rocha. “A organização foi bem trabalhosa. Foi necessário percorrer estradas rurais atrás das amostras, bem como visitas a floriculturas, mercado municipal e lojas de venda de produtos agropecuários”, complementa professor Otacílio. Segundo ele, a edição alcançou a maior audiência se comparada às anteriores. Foram aproximadamente 260 pessoas que acompanharam a prática de forma on-line.

Leonardo Colovini, acadêmico concluinte do curso de Licenciatura em Geografia da Uninter, vive na zona rural e interagiu ao vivo por meio do Zoom, aplicativo utilizado para realização de reuniões e conferências de forma remota. Na ocasião, o aluno compartilhou questões sobre os processos relacionados à Geografia Agrária na realidade em que mora.

“Percebo em minha região, Rio Grande do Sul, um avanço do número de propriedades rurais dedicadas ao agronegócio, crescendo principalmente sobre territórios antes dominados pela agricultura familiar. Nesta, percebemos o cultivo de uma diversidade de espécies muito grande. Tais cultivos vêm perdendo incentivo de políticas públicas. Desse modo corremos o risco de perdermos espécies. O avanço da soja, tem sido massivo, tornando-se assim, predominante na região”, destacou o estudante.

As duas aulas práticas foram desenvolvidas nos estúdios do campus Divina Providência da Uninter e contou com a participação da professora Suelen Pereto e do professor doutor em Geografia, Gustavo Olesko.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Waliston Alves - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *