Tecnologia foi destaque na 2° Semana Acadêmica de Química

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Desenvolvido por Professores da área de Exatas em conjunto com Professores de Química da Uninter, a 2° Semana Acadêmica de Química promoveu palestras e debates sobre os mais variados sobre Química e a Tecnologia.

O evento, que ocorreu entre 31 de maio e 1 de junho, foi realizado ao vivo para os estudantes da Uninter e para todo o público da comunidade que tivesse interesse em trocar conhecimentos de forma gratuita, pela plataforma do Youtube.

A 2° Semana de Química aconteceu junto a outros eventos da área de exatas, como a 2° Semana Acadêmica de Matemática e a 2° Semana Acadêmica de Física, durante o 2°Congresso de Exatas da Uninter.

Palestras

Para dar início aos trabalhos, o professor e doutor em Engenharia e Ciências dos Materiais Tiago Scheffer de Matos comentou sobre inúmeras tecnologias que são utilizas no ramo de ensino, laboratório e Indústria.

Posteriormente, o professor George Hideki Sakae abordou o uso de tecnologias na indústria química, em que falou sobre como as tecnologias evoluíram e estão presentes para auxiliar a nossa vida principalmente pelas facilidades de melhorias nos processos e produção de produtos (Assista).

No segundo bloco, tivemos a presença do professor e doutor Carlos Itsuo Yamamoto que apresentou diversos equipamentos tecnológicos que estão disponíveis para realizar pesquisas na área da Química (Assista).

O último dia da II Semana Acadêmica de Química foi destinado exclusivamente para apresentações de pesquisas realizadas entre professores e estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da Uninter.

Em um primeiro momento, a mestre Gabriele Kuhn Dupont comentou sobre um capítulo de livro que publicou em conjunto com algumas alunas, no qual o tema tratado foram as formas de detecção da cromatografia líquida.

Sequencialmente, a doutora em Engenharia e Ciências dos Materiais Luciane de Godoi falou sobre outro capítulo de livro que publicou em conjunto com uma discente do curso de Licenciatura em Química. No trabalho, foram pesquisados diferentes tipos de memes presentes na química que são utilizados para uso pedagógico.

Além disso, o professor Eduardo Moraes Araújo apresentou o seu capítulo de livro publicado em conjunto com outro estudante, em que escreveram sobre o uso do software PHET colorado como ferramenta auxiliar no ensino de química. A aluna Thaina Maria Alberto apresentou pesquisa sobre o avanço tecnológico no desenvolvimento de cosméticos semissólidos foto iniciantes para alongamento de unhas (Assista).

No segundo bloco, mais alguns alunos falaram sobre o resumo que submeteram para o evento. Camila Diniz Teixeira Oliveira apresentou sua pesquisa sobre a influência do hidróxido de cálcio em suspensão na redução das incrustações nos processos das usinas sucroalcooleiras.

Carolina Toniolli falou sobre a presença da Química em acidentes nucleares. Maria Amelia Menezes comentou sua pesquisa sobre as tecnologias para educação especial como uma forma de inclusão.

Os problemas enfrentados no ensino remoto durante a pandemia do Covid-19 foi o foco da pesquisa da estudante Nian Vieira Freire. Por fim, Patrícia Gomes apresentou pesquisa sobre o estudo de diferentes técnicas de digestão de amostras para determinação de elementos traços (Assista).

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Créditos do Fotógrafo: Reprodução Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *