II Semana da Física Uninter aborda energias e radiações

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

A Uninter realizou entre os dias 31 de maio e 1 de junho a 2° Semana Acadêmica de Física, abordando o tema Energias e Radiações. O evento contou com a presença de pesquisadores, professores e alunos que promoveram debates e palestras sobre os mais variados temas da área de Física, em uma oportunidade de compartilhar conhecimento científico.

A 2° Semana de Física aconteceu junto a outros eventos da área de exatas, como a 2° Semana Acadêmica de Física e a 2° Semana Acadêmica de Química, durante o 2°Congresso de Exatas da Uninter. Todas as palestras e apresentações foram transmitidas pelo canal de Youtube da Escola Superior de Educação.

O primeiro dia de evento teve mesa-redonda com o professor dos cursos de Ciências Exatas da Uninter Daniel Guimarães Tedesco. Os convidados foram o professor Marcos Vinicius Colaço, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que atua ativamente no Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS) e no Laboratório Sincrotron ELETTRA em Trieste na Itália, e o professor Anderson Oliveira Ribeiro, Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) com longa atuação no projeto Impacto que faz o mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra.

Durante o evento, Colaço também palestrou sobre Radiação Ionizante a Caracterização de Materiais e Ribeiro sobre Radiação na Astronomia (assista).

Ainda no primeiro dia, foram realizadas palestras no período da noite.

Maria Elidaiana da Silva Pereira abriu a noite do primeiro dia do evento. Pesquisadora de pós-doutorado na Universität Hamburg, ela palestrou sobre a Energia Escura, algo que ainda é um mistério para os físicos. As informações obtidas pelos profissionais da área até o momento mostram que essa energia está sendo a responsável pela aceleração da expansão do universo.

Logo após Maria, o Pesquisador de pós-doutorado do Programa de Engenharia Nuclear da UFRJ/COPP, Willian Vieira de Abreu, falou sobre a Engenharia Nuclear e a Energia Nuclear.

Outras duas palestras fecharam a primeira noite do evento. Paulo Petchevist, Físico Médico da Clínica Oncoville, falou sobre a atuação do Físico na Física Médica, e Dinis Gomes Traghetta, autor do livro Bomba atômica revelada, indicado entre os 10 finalistas do Prêmio Jabuti de 2014, trouxe a palestra sobre Armas Nucleares (Assista).

O segundo dia do evento (01) contou com apresentações de professores e alunos dos cursos de Física da Uninter. À tarde, foi realizada a apresentação da aluna Marina Freire Crisóstomo de Morais sobre a Física da voz cantada, assim como as falas da coordenadora e professora da área de exatas Flávia Sucheck, sobre Pesquisa no Ensino de Física, e Hugo Amorim Batista falando sobre a Física do Século XX (Assista).

À noite, houve a participação do aluno Tiago Cardoso Floriano, falando sobre o Uso de Asteroides no transporte de cargas da Terra para Marte. Rodolfo dos Santos Silva falou sobre Cooperativas de Economia Solidária e por fim, o Daniel Tedesco palestrou sobre Física de Partículas de Campos (Assista).

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *