Ação apresenta brincadeiras ao ar livre para crianças apegadas só à tecnologia

Alysson Moura – Estudante de Jornalismo

Pesquisa recente encomendada por uma marca de sabão em pó aponta que cada vez menos as crianças estão brincando ao ar livre. Brincadeiras tradicionais dos nossos pais e avós, como pular corda, subir em árvores ou pique-esconde, estão caindo no esquecimento com o passar dos anos.

Segundo a pesquisa, 89% das crianças brasileiras preferem um jogo virtual a uma atividade ao ar livre. Para evitar esse esquecimento, uma ação do polo da UNINTER em Lucas do Rio Verde (MT) propôs que os acadêmicos do curso de Pedagogia realizassem uma tarde de brincadeiras com as crianças da cidade. O tema era “Rua da Alegria”.

A gestora do polo local da Uninter, Grazieli Takahashi, explicou que além de propor as antigas brincadeiras de rua para as crianças, o evento serviu como forma de estudo para os alunos, já que determinado módulo de pesquisa tinha como foco as práticas lúdicas na construção do conhecimento do estudante. A tarde de brincadeiras aconteceu com todas as crianças que compareceram na praça do bairro Jardim Imperial, dia 19 de novembro.

Como Grazieli também integra a União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários (Unipas) e faz trabalhos voluntários, foi convidada a participar da campanha do Natal Solidário 2016. Aproveitando o momento, Grazieli apresentou a proposta para a tutora de Pedagogia e ao gestor do polo, de chamar os alunos do curso de Pedagogia para realizarem esse trabalho como fizeram no ano anterior, na Rua da Alegria.

“Ao conversar com a tutora Eliane Hojas, buscamos conciliar a atividade que os alunos teriam para participarmos do projeto Natal Solidário, oferecendo um serviço social à comunidade através de um resgate de brincadeiras para as crianças da cidade”, explica. Além das brincadeiras, as pessoas podiam levar um quilo de alimento não perecível, que seria doado para a campanha.

O evento foi idealizado pelo repórter Jonatan Souza, junto com a Unipas, as polícias Civil e Militar, Programa de Assistência Familiar (PAF) e o site de notícias Cenariomt.com.br. A ideia inicial era participar apenas os alunos de pedagogia, mas a iniciativa deu tão certo que os alunos dos outros cursos, como Ciências Contábeis, Administração e cursos tecnológicos, também acabaram ajudando no projeto.

Para Grazieli, o evento foi importante tanto para os alunos de Pedagogia ter a experiência própria quanto para as crianças beneficiadas com a tarde de brincadeiras ao ar livre. “O mais bacana é que toda a minha equipe participou. O gestor ajudou, a secretária do fórum realizou um teatro, também os instrutores e os alunos, que abraçaram a ideia”, relata a gestora. Participaram 350 pessoas e foi arrecadada meia tonelada de alimentos.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *