Estudantes de Pedagogia têm vaga de trabalho garantida em Espumoso e região

Denise Becker – Estudante de Jornalismo

Cidade ao norte do Rio Grande do Sul, Espumoso recebeu esse nome devido a formação de cones de espuma no rio Jacuí, o segundo maior do estado. O município de 16 mil habitantes tem sua economia centrada na agricultura e na agropecuária. É dali que o polo do Centro Universitário Internacional Uninter irradia conhecimento para uma região que abrange outros seis municípios do entorno.

Todos os anos o curso de Pedagogia do polo de Espumoso forma pelo menos 20 novos professores, que irão dar aulas nas escolas da região. Mas enquanto esses futuros profissionais estão cursando a faculdade, já é possível ingressar nas escolas para auxiliar o professor titular. Essa ação é possível devido uma parceria das prefeituras da região com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Os contratos vão de seis meses a dois anos, sendo que o discente trabalha seis horas diárias e recebe como remuneração o salário mínimo nacional. “Esse projeto tem sido muito importante para as alunas e também por isso a Uninter tem sido referência na região”, diz a coordenadora pedagógica do polo, Jussania Gadens Sonda.

Ao longo de cinco anos, já foram contratados mais de 70 alunos da instituição por meio de contratos do CIEE com as prefeituras. A coordenadora conta que a maior demanda é para as alunas de Pedagogia e que elas são bem aceitas nas escolas. Segundo ela, as prefeituras chegam a ligar pedindo indicações. “No nosso polo, nenhuma delas fica sem trabalhar”, enfatiza Jussania.

A coordenadora esclarece que as alunas podem ser destinadas para outros setores, conforme o potencial de cada uma e a necessidade da administração pública. A iniciativa entre prefeitura e CIEE contribui para complementar a renda das alunas e garante a permanência na graduação.

A professora se prepara para o novo ano e planeja uma conversa com a nova gestão do município para 2017. “Pretendo me reunir com a nova secretária de Educação para falar dos estágios e estreitar vínculos com a prefeitura”, finaliza.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *