Goianos de Formosa arrecadam alimentos para as vítimas de furacão no Haiti

Alysson Moura – Estudante de Jornalismo

O Centro Universitário Internacional Uninter em Formosa (GO) promoveu uma ação solidária para arrecadar mantimentos para as vítimas do furacão Matthew no Haiti, que no início de outubro devastou o país. Segundo o Ministério do Interior, mais de dois milhões de pessoas (19% da população) foram afetadas pelo desastre natural. Cerca de mil haitianos morreram. Entre as necessidades básicas mais urgentes estão água potável, alimentos e produtos básicos.

Para ajudar os haitianos, o polo de Formosa lançou a iniciativa “Livros que Salvam Vidas”. O objetivo era arrecadar alimentos em troca de publicações. Ao doar duas latas de sardinha ou dois pacotes de bolacha (doce ou salgada), ou dois pacotes de feijão, a pessoa ganhava um livro. Em apenas duas semanas da campanha foram arrecadados 100 quilos de feijão, 200 latas de sardinha e 30 pacotes de bolacha.

“A ação não foi apenas para alunos e colaboradores da Uninter. Na verdade, contamos com toda a população de Formosa. É uma oportunidade de ajudar, e ao mesmo tempo estarmos também contribuindo com uma ajuda na formação dos acadêmicos que tenham interesse em ter livros para o suporte nos seus estudos”, explica Geizibel dos Santos, gestora da captação do polo local da Uninter.

Na avaliação de Geizibel, a campanha gerou um número importante de doações, considerando o curto espaço de tempo. O fundamental, destaca a gestora, é que toda a arrecadação foi transportada com sucesso para o destino final, onde famílias esperavam ansiosas pela mão amiga do povo brasileiro.

Geizibel destaca a nobreza da causa ao perceber a força do trabalho em comunhão. “Foi uma oportunidade única de poder contribuir para o mundo deles. Estive presente ajudando no trabalho e pude sentir a energia da solidariedade, do amor ao próximo, da partilha. Foi um momento único, foi muito bom”, comenta.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *