Solidariedade

Acadêmicos reaproveitam material de formatura para colorir lar dos idosos

Sustentabilidade, solidariedade e muito aprendizado foram as receitas para fazer a Semana Acadêmica do polo de apoio presencial da Uninter em Santa Cruz do Sul (RS). O evento contou com palestras, mesas redondas e apresentação de artigos pelos alunos. Além disso, a oficina Sustentabilidade Solidária foi uma das atividades que reuniu os estudantes de licenciatura de vários cursos do polo e ensinou aos alunos mais sobre o ambiente sustentável.

Durante a oficina, elaborada por duas alunas de licenciatura e conduzida pela tutora Janice Herrbach Wink, os participantes confeccionaram vasinhos de flor utilizando garrafas, materiais recicláveis e flores da última formatura que ocorreu no polo, que foram reutilizadas para preencher os vasos. A atividade foi concluída pela coordenadora do polo, Mônica Eliza Malacarne, e pela coordenadora administrativa, Júlia Lopes De Souza. Ambas levaram os enfeites para os idosos do Lar São Vicente de Paulo, em Rio Pardo.

Esta oficina fez parte de uma sequência de ações que já aconteceram no polo. Antes disso houve duas outras palestras neste ano nas quais foram recolhidos materiais de higiene e rendas que foram revertidas para o mesmo lar dos idosos. “Com pequenas ações como transformar uma garrafa que iria para o lixo em um vaso e reaproveitar flores de eventos, conseguimos vários sorrisos”, diz a gestora do polo, Luciane Dick Lopes.

Segundo Luciane, o objetivo da semana acadêmica foi, além de trazer profissionais, valorizar o conhecimento que os alunos já têm. As atividades abrangeram todos os cursos. No período da noite, foram cinco atividades oferecidas aos alunos e mais uma visita técnica. O evento ocorreu no final de outubro e teve 150 participantes.

“Estamos formando cidadãos, essa é nossa forma de, além de passar conteúdo, mostrar para o aluno que ele também pode ser responsável por outras pessoas e também pode ajudar. Hoje em dia, o professor não pode só entrar numa sala de aula e ensinar português, matemática, ele também precisa formar pessoas melhores para o mundo”, diz Luciane.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Talita Santos - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Polo Santa Cruz do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *