Mediação

Capacitação ajuda a evitar conflitos

Divergências de ideias acontecem o tempo todo, mas o que diferencia uma pessoa de outra é a forma como cada uma delas consegue lidar com isso. Em algumas escolas estaduais de São Paulo, por exemplo, estão sendo abordados projetos de capacitação para educadores na mediação de conflitos com a finalidade de prevenir desentendimentos em sala de aula.

Foram analisados dados do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) e do Registro de Ocorrência Escolar (ROE). Após isso, chegou-se à conclusão de quais eram as instituições que necessitavam de mediadores e quais os casos mais comuns que ocorriam nestas escolas (como bullying, violência física, entre outros), para se resolver a partir do auxílio de professores capacitados na mediação.

‘’É importante saber intermediar um conflito na escola. Hoje nós temos uma diversidade grande na sala de aula e temos de estar atentos. Precisamos saber administrar o conflito, valorizar ideias e mediar os debates. É de grande relevância para os acadêmicos saberem que o conflito existe e nós temos que saber fazer a mediação disso”, diz o coordenador do polo Catedral da Uninter, Valdilson Aparecido Lopes.

O assunto foi debatido durante a palestra “Gestão Escolar: Administrando Conflitos”, realizada no auditório do polo Catedral, juntamente com a Escola Superior de Educação (ESE). Esta atividade aconteceu como meio de orientar os alunos do curso de Pedagogia a saber como agir em determinadas situações de conflito em sala, como discussões ou desacordos de ideias entre alunos, professores e pais de estudantes também.

“Muitas vezes o pedagogo acha que só vai trabalhar com criança, e não é. Então nesse contexto procuramos passar para os alunos, como administrar os conflitos que podem existir, o que esta acontecendo hoje e inclusive mostramos estudos de caso relacionados ao tema”, explica o coordenador.

Apesar de não ser fácil em situações de debates, ter paciência e ouvir os dois lados são algumas maneiras de evitar estresses em sala. Essa mediação deve ser realizada pelo próprio professor, que deverá agir de forma pacífica com os dois lados. Os palestrantes foram os professores Wilson da Silva e Marcia Regina Mocelin, que também explicaram como ministrar conflitos em jogos de xadrez e na música.

As alunas de pedagogia Jessica Lopes e Lilian Rodrigues se sentiram animadas com os assuntos debatidos. “Com excelentes profissionais, ao meu ver, essa foi a palestra mais produtiva que participei desde o meu ingresso na Uninter”, diz Jessica. “Gostaria de parabenizar pela palestra, foi muito boa e com professores muito competentes, que de uma forma divertida nos fez entender a importância de um bom profissional na gestão de uma escola”, relata Lilian.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Talita Santos – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *