Sustentabilidade

Livro explica como transformar a luz do sol em energia elétrica

As pesquisas realizadas pelos estudantes, independentemente se em graduação, mestrado ou doutorado, podem ser utilizadas para os mais diversos fins após sua aprovação. Desde envio para revistas científicas até publicação em forma de livro. Foi graças a uma dessas possibilidades, por meio do edital publicado pelo Instituto Memória, que Liziane Hobmeir fez sua dissertação de mestrado se tornar uma obra literária.

Estudante do curso de Pedagogia da Uninter, professora de logística há 7 anos e mestre em desenvolvimento de tecnologia, Liziane lançou recentemente a pesquisa “Metodologia para estudo da viabilidade econômica de implantação de painéis fotovoltaicos em indústrias”. Ela começou pesquisando logística reversa e posteriormente conheceu energias renováveis, o que resultou em um interesse ainda maior.

“Comecei a fazer o mestrado na  mesma época que iniciaram o leilão de energia em 2013 ou 2014. Gostei da área de energia fotovoltaica, busquei entender e me aprofundar mais no assunto. Resumindo, consiste em produzir energia a partir da luz do sol e transformar em energia elétrica. Fui trabalhando e estudando com meu orientador e desenvolvi ferramentas. Apresentei o mestrado e depois de um tempo conheci o Instituto Memória, que estava com uma coletânea aberta para a publicação de teses e dissertações. Assim, o meu foi aprovado e virou livro”, conta Liziane.

Ela explica que ficou muito feliz, porque é um assunto atual e, além disso, também é um grande reconhecimento. “Foi um trabalho árduo, pois o mestrado não é fácil, mas valeu a pena. Eu não esperava. Nós damos o nosso melhor, mas não imaginava que viraria uma obra”, conta.

Com o nível de mestrado alcançado, Liziane decidiu não parar de estudar, já que desde a graduação emendou vários cursos. Assim, resolveu investir nos anos iniciais de ensino explorando a área de pedagogia. “Fiquei um pouco receosa com o ensino a distância no começo, mas depois vi que podia confiar. Como gosto muito de educação, trabalho com ensino médio e superior, resolvi me aprofundar agora com os baixinhos”, conclui Liziane.

O livro com a pequisa realizada pela aluna está disponível para a venda. Basta clicar aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Heloisa Alves Ribas - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *