Educação

Evento de matemática reúne 2 mil pessoas

Aproximadamente duas mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram da 1ª Mostra Intermunicipal de Matemática e Tecnologia, realizada pelos municípios de Tijucas do Sul e São José dos Pinhais, ambos na Região Metropolitana de Curitiba. O evento “A Matemática está em tudo” contou com várias atividades, como palestras, oficinas, teatro, estandes, apresentações e mesas-redondas. Tudo isso nos períodos da manhã, tarde e noite.

O trabalho foi realizado simultaneamente nos dois municípios vizinhos e teve a participação de alunos das escolas municipais, colégios estaduais, centros municipais de educação infantil (CMEIS) e comunidade em geral. O local escolhido para a realização do evento foi o ginásio de esportes Ney Braga, em São José dos Pinhais. As atividades ocorreram de 23 a 26 de outubro.

Foram mais de 50 estandes com temas variados, como robóticas, jogos, matemática no xadrez e culinária. A Uninter teve um estande onde explicava sobre robótica sustentável, um trabalho integrado entre os cursos de Pedagogia e Engenharia, organizado pelos alunos do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da instituição.

O evento foi possível através da criação de um projeto submetido ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que após aprovado permitiu colocar em prática o plano de ação. A Uninter foi uma das parceiras para a realização do projeto. Além dela, a Universidade Federal do Paraná, a Faculdade das Indústrias, o Sesc São José dos Pinhais e a Secretaria da Educação dos dois municípios foram alguns dos parceiros neste trabalho.

Segundo Edicleia Xavier da Costa, coordenadora do projeto e da mostra e professora dos anos iniciais do ensino fundamental, o objetivo maior do evento foi a popularização da matemática. Desmistificar a ideia de que ela é difícil e mostrar que ela está em tudo e que seu uso social é diário. “Realmente foi um evento maravilhoso, com muita propagação de conhecimentos. As universidades trouxeram esse peso científico e os professores nos falaram que estava muito bem organizado, que também aprenderam muito e trocaram experiências”, diz.

Além dela, a equipe que também idealizou o projeto foram a coordenadora de tecnologia e robótica sustentável e mestranda na Uninter Scheila Leal Dantas, o professor e coordenador de Educação Física Vinicius Silva Rodrigues dos Santos, a coordenadora pedagógica de Tijucas do Sul Marília Celize Motonarin e o coordenador de Educação Física de Tijucas do Sul, Weliton Pivovar.

“O pessoal gostou bastante. A equipe se empenhou muito e o resultado está aparecendo. As crianças ficaram felizes, a equipe envolvida, foi um evento e um trabalho que envolveu toda a comunidade escolar o ano inteiro. Para mim, realmente superou as expectativas”, diz Ema Maria Zen Karam, secretária de Educação de São José dos Pinhais.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Talita Santos – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Rafaela Imaral - Estagiária de Publicidade e Propaganda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *