Educação

Encontro busca desmistificar a matemática como bicho-papão

“A matemática está em tudo”, foi o tema da 1ª Mostra Intermunicipal de Matemática, entre os municípios de São José dos Pinhais e Tijucas do Sul. O evento aconteceu entre os dias 23 e 26 de outubro de 2017, em São José dos Pinhais. O encerramento foi aberto ao público e contou com 200 professores.  A tecnologia como maneira de auxílio na aprendizagem da matemática foi o que norteou todo o evento.

A secretária de Educação de São José dos Pinhas, Ema Zen Karam, diz que o objetivo era mostrar que a matemática faz parte faz parte da nossa vida desde a hora que nascemos. “Sempre vemos a matemática como bicho-papão nas escolas, é uma disciplina que assusta. O objetivo é deixar a matemática para os estudantes com mais leveza, fazendo com que percebam que a matemática faz parte do dia a dia”, reforça Ema.

A Uninter esteve presente desde o planejamento da mostra. O professor Luciano Medeiros e a professora Luana Wunsch foram convidados para dar suporte acadêmico em oficinas e palestras, dessa forma reforçando e auxiliando na formação de professores e alunos.

A mesa redonda “Educação Matemática nos anos inicias e Tecnologia” foi a primeira do evento, com apresentação do professor Luciano. Antes mesmo do evento ele já dizia que o encontro ia de encontro com a proposta do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, que tem uma aplicabilidade bastante grande, não só teórica, mas para que os professores possam colocar em prática esse ensinamento em sala de aula.

O encerramento se deu no dia 26 de outubro, com a mesa redonda “Letramento Matemático X Letramento Digital”, com a participação da professora Luana Priscila Wunsch da Uninter e do professor Emerson Rolkouski. Os participantes falaram como as tecnologias digitais ou não podem potencializar a aprendizagem dos alunos do ensino básico e superior na matemática.

Luana leciona no Mestrado de Educação e Novas Tecnologias e ressalta que a aprendizagem não fica somente na matemática, mas também no raciocínio lógico, de sequência organizacional. “A importância do tema está em todos os dias no nosso cotidiano. O tema ‘A matemática está em tudo’ foi aplicado de forma prática e teórica durante todo o evento”, diz a professora.

Diretora do departamento do ensino fundamental, Adriana Ferreira Martins Alves assistiu a palestra e comenta como é rica a troca de experiências que o evento proporcionou. “São dois municípios envolvidos. Então são diferentes culturas e uma metodologia diferente do ensino da matemática e uso das tecnologias”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo e Jorge Junior – Estagiários de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Rafaela Almeida - Estagiária de Publicidade e Propaganda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *