Abertura e regularização de empresas se adaptam ao mundo digital

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

O processo envolvido na abertura de uma empresa passou por mudanças significativas ao longo dos anos. Apesar do caminho ser o mesmo, o modo como é feito se adequou à era tecnológica.

Priscila Nunes dos Santos, que tem MBA em Direito e Processo Tributário, explica que muitas das mudanças estão relacionadas à velocidade e ao modo como são executadas as ações.

Todos os processos que eram realizados presencialmente foram adaptados para o mundo online, não havendo mais a necessidade de deslocamento do requisitante até os órgãos responsáveis.

“O procedimento é estruturalmente similar, mas ocorre de forma digital. Isso torna o processo mais ágil”, diz.

O prazo de resposta também é muito menor do que antes. Quanto a abertura de empresas do comércio ou prestação de serviços, o tempo média de duração de todo o processo varia entre 3 e 7 dias.

Como faço para abrir um negócio?

Quando se está disposto a iniciar uma caminhada no mundo dos negócios, é importante entender como funciona o procedimento para a abertura e regularização da empresa, assim como quais são os órgãos responsáveis por isso.

O primeiro passo é entrar em contato com a Prefeitura de sua cidade. Ela é responsável por expedir o alvará de licença de funcionamento e o número do Imposto Sobre Serviços (ISS), autorizando a possibilidade de iniciar o empreendimento no local desejado.

Após isso, é necessário acionar a Junta Comercial local para que seja gerado o registro da firma individual ou o contrato social de constituição de sociedades de empresas comerciais.

Finalizado o procedimento, as informações serão enviadas para as Receitas Federal e Estadual, para que assim possam encaminhar o indivíduo para o Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

Também é essencial entrar em contato com órgãos como a Secretaria da Saúde (expede o alvará sanitário), o Corpo de Bombeiros (vistorias de segurança) e o INSS (inscrição da empresa no Instituto Nacional de Seguridade Social).

Viabilidade e segurança

Mas, segundo Priscila, antes de tudo, deve ser realizado o estudo da viabilidade do negócio. É preciso conhecer o público-alvo e realizar pesquisas de mercado e logística para entender se o negócio é viável.

Ela firma que a execução de uma ideia demanda tempo, dinheiro e conhecimento. Por isso, você deve se perguntar onde irá se estabelecer, que tipo de empreendimento quer abrir, quem são os sócios, os fornecedores, entre diversas outras questões primordiais.

A importância de um contabilista e um advogado para ajudar a tomar decisões é destacada pela especialista, que realiza consultorias na área e auxilia diversas pessoas a entenderem se suas ideias são realmente viáveis.

“No primeiro atendimento, buscamos fazer o máximo de perguntas possíveis e extrair informações sobre o planejamento do negócio. As perguntas instigam o cliente a pensar melhor”, conta.

A abertura e regulamentação de empresas foi tema do programa Conheça seu Direito, exibido pela Rádio Uninter em 3 de outubro. Comandado pelos professores da Uninter Silvano Alcantara e Priscilla Bortolotto Ribeiro, o programa recebeu a especialista Priscila Nunes dos Santos.

Assista ao programa Conheça seu Direito pelo canal de Youtube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução do Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *