A sala de aula foi invertida. E está funcionando

 

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

Há décadas os avanços tecnológicos vêm causando mudanças na maneira que vivemos e nos comunicamos. No ambiente educacional, essas mudanças podem ser percebidas tanto no ensino em escolas como nas universidades. A tecnologia permite que aulas sejam gravadas e alunos não precisem sair de suas casas para fazer um curso superior.

Segundo a professora e coordenadora do curso de Administração presencial e a distância do Centro Universitário Internacional Uninter, Vanessa Estela Kotovicz Rolon, além das aulas gravadas os alunos têm acesso às rotas de aprendizagem, livros, atividades e outros materiais disponibilizados.

As aulas práticas ganham prioridade quando os alunos estão em sala. Júri simulado, jogos de questionário, simulação de cases e palestras com empreendedores são algumas atividades ao longo do curso. Em 2015, o curso de Administração foi o primeiro da Uninter a passar do regime semestral para o quadrimestral. No ano seguinte, todos os demais cursos da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios adotaram o sistema.

A grade agora é dividida em 12 temas, formando 12 UTA’s, as unidades temáticas de aprendizagem. A cada quadrimestre o aluno estuda um tema e ao final do curso completa todas as competências do curso. Na prática, é a aplicação do inovador conceito de sala de aula invertida, que propõe uma inversão completa do modelo de ensino.

No novo sistema, o aluno tem conteúdos digitais e aulas em vídeo disponíveis para acessar onde quiser por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Assim, ele tem todo o material com antecedência e aprofunda os conteúdos em sala nos debates com os colegas e professores.

Antes o aluno era um agente passivo no processo de aprendizagem, agora ele é colocado numa condição proativa. “Agora usamos novas metodologias em que o aluno é convidado a ser protagonista junto com o professor no processo de ensino e aprendizagem”, explica o professor Ademir Bueno.

O novo modelo dá autonomia e protagonismo ao estudante, mas também exige uma contrapartida. Ele precisa ter disciplina para aproveitar essas vantagens adicionais. Ademir observa que o novo modelo de ensino tem produzido resultados promissores. “É animador ver o amadurecimento dos alunos, o crescimento intelectual e pessoal”, diz.

No segundo dia, os calouros de Administração e Contábeis tiveram uma conferência curta com o professor Ademir Bueno, dentro da proposta de disseminar ideias e colocá-las em prática. Leram textos, debateram e ao cabo de 30 minutos apresentaram suas reflexões em cinco minutos. Os textos distribuídos eram relacionados à gestão de pessoas, motivação, liderança, administração de conflito, rotatividade de pessoal.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *