Oficina desvenda os segredos do AVA

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

A tecnologia parece fácil para algumas pessoas e muito complicada para outras. Por isso, os novos alunos de Ciências Contábeis e Administração tiveram uma aula para aprender a utilizar os recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Todos os 188 cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Internacional Uninter usam esse sistema de aprendizado online.

“A gente vê que os alunos têm medo de entrar no AVA, pois acham que vão deletar alguma coisa. Essas aulas são importantes, pois eles começam a mexer e conhecem bem o sistema, além de interagir uns com os outros”, observa a professora do curso de Administração, Elaine Hobmeir. A ideia desta aula surgiu quando alunos realizaram uma prova pelo AVA e não sabiam como fazer. Muitos foram mal na avaliação.

A oficina permitiu aos alunos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis um aprendizado sobre como usar as ferramentas de ensino da instituição. “Achei o processo simples e direto, não tive dificuldade. Isso ajuda a envolver o aluno com as tecnologias e vai ser útil na faculdade, mas também vai ser muito útil no mundo lá fora, nas empresas. É bom para contextualizar o aluno e para aumentar o conhecimento dele”, diz Lucas Barros de Almeida, aluno de Ciências Contábeis.

A grade curricular dos cursos também é pensada para aumentar o padrão de qualidade dos cursos. “Sempre nos reunimos para debater a grade curricular. A gente faz um esforço gigantesco para deixar a grade de Ciências Contábeis da Uninter cada vez mais consistente”, diz o coordenador do curso, Juliano Lima Soares.

Caminhos do estágio

Durante a oficina de aprendizagem do AVA, realizada no campus Garcez, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) ajudou os alunos a se cadastrarem no site de estágio. A coordenadora dos postos do CIEE em instituições de ensino, Sirley Horácio de Gois, conta que o objetivo era apresentar aos calouros os serviços oferecidos pela associação, para mostrar a importância de trabalhar na sua área de atuação desde o início do curso, pois ajuda na profissionalização.

“Nós temos vários cursos gratuitos com o objetivo de qualificar os estudantes. Por exemplo, orientação para entrevista, dicas para o mercado de trabalho, oratória, informática, são cursos gratuitos. Caso o aluno tenha uma atividade complementar na grade curricular, tem o certificado para comprovar e abater as horas que ele precisa”, explica Sirley.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *