Rádio tira pessoas de “bolhas midiáticas”, diz Unesco

 

Com informações da ONU

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) celebrou em 13 de fevereiro o Dia Mundial do Rádio, data comemorada pela primeira vez em 2012. O tema para a edição de 2017 foi “O rádio é você!”, um chamado para uma maior participação das audiências e comunidades nas políticas e no planejamento da radiodifusão.

“Em uma época em que muitos estão apontando para uma ruptura na discussão civil produtiva, e quando a própria ideia de verdade está cada vez mais sendo questionada, o rádio está em uma posição privilegiada para unir as comunidades e promover um diálogo positivo pela mudança”, afirmou por meio de nota o especialista de programa da Unesco para Desenvolvimento Midiático e Sociedade, Tim Francis.

Para Francis, o rádio “tem o poder de nos tirar das nossas bolhas midiáticas de pessoas com a mesma opinião e nos faz lembrar da importância de ouvir uns aos outros novamente”. Mais do que simples interações ao vivo, a participação pública inclui mecanismos como políticas de engajamento dos ouvintes, mobilização de editores públicos e implementação de fóruns de ouvintes e de procedimentos para a resolução de queixas.

O Centro Universitário Internacional Uninter dispõe de uma pós-graduação de Gestão de Empresas de Radiodifusão, em parceria com a Federação Nacional das Empresas de Rádio e TV (Fenaert), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) e a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp). Clique aqui para mais informações sobre o curso.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *