Geografia social e cultural estuda a interação das pessoas com o espaço onde vivem

 

O curso de licenciatura em Geografia do Centro Universitário Internacional Uninter iniciou as atividades de 2017 debatendo a formação do professor dessa área e o estudo da cultura e das representações sociais. Participaram da aula inaugural os professores Marcos Alberto Torres e Marcus Matozo. Clique aqui para assistir à aula mediada pela coordenadora do curso de Geografia, Renata Garbossa.

Torres é professor no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná e pesquisou no doutorado “os sons que unem: a paisagem sonora e a identidade religiosa”. Matozo é autor da obra usada pelos alunos do curso e atua no magistério como professor da rede, trabalhando em cursos de pós-graduação. Sua pesquisa segue a linha da geografia social e cultural.

A geografia social e cultural nasceu no fim do século 19, junto com a geografia humana. No princípio, o interesse era pela cultura material dos grupos humanos, como suas ferramentas, suas construções, suas maneiras de lavrar a terra, de criar animais.

No decorrer do século 20 as abordagens sociais e culturais foram se transformando, fazendo interlocução com a outras áreas do conhecimento e passaram a se interessar pelas representações, simbolismos, imagens mentais, bem como conceitos de cultura de classe, gênero, racismo e exclusão social.

Na década de 1990, veio a chamada virada cultural e considerou-se que os conhecimentos geográficos têm uma dimensão cultural relativa a uma época, um lugar ou uma área.

Como atua o pesquisador

O olhar do geógrafo pela abordagem cultural é o de analisar a constituição da paisagem e do espaço geográfico por meio das manifestações culturais. A materialidade do espaço é estudada a partir da cultura do povo que o construiu. A forma como as pessoas percebem, compreendem, se relacionam com o espaço e/ou a paisagem é estudada a partir das representações sociais, da percepção, dos sentimentos de pertencimento ou de estranhamento.

Dessas perspectivas, no campo da geografia cultural surgem pesquisas que envolvem todos os aspectos da vida humana. Por exemplo:

  • religião (templos, relações de gênero nos rituais, relações com a natureza etc.);
  • usos e costumes (alimentares, ritos de passagem, festas etc. sempre relacionados aos tempos e espaços onde ocorrem);
  • lazer (formas de lazer, tempo, lugar de lazer…);
  • movimentos sociais (papel político na reorganização dos espaços urbanos e rurais, na defesa do meio ambiente, na inclusão social de grupos étnicos por exemplo);
  • relações de gênero (influências na economia, na empregabilidade, na estrutura familiar/demográfica etc.).
Incorporar HTML não disponível.


2 thoughts on “Geografia social e cultural estuda a interação das pessoas com o espaço onde vivem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *