A qualidade do serviço público deve interessar a todos

Autor: Fillipe Borba - Estagiário de Jornalismo

Um administrador público deve estar atento a diversas áreas para conseguir desempenhar bem seu papel. A 2ª Semana do Administrador Público aconteceu em comemoração ao dia do Administrador Público, celebrado no último dia 05.jul.2020, mas também teve outros objetivos. A professora Manon Garcia, coordenadora dos cursos de Gestão Pública e Administração Pública da Uninter, organizou três noites para debater essa temática que está mais perto das pessoas do que elas imaginam.

Manon tem uma carreira dedicada ao estudo das políticas públicas. É doutora em Gestão Urbana e especialista em Logística, Marketing e Metodologia para EAD. A professora explica como os serviços públicos fazem parte da nossa vida. “Considero que por vezes nem percebemos o papel dos serviços públicos, porque eles fazem parte do nosso cotidiano em tantos sentidos que nem notamos que a todo momento somos atendidos por eles. Seja na saúde, mobilidade, educação, segurança, infraestrutura e outras áreas, somos moradores de um espaço público, somos cidadãos, demandamos destes serviços em nossa rotina”.

O intercâmbio de ideias e boas práticas foi a força propulsora para o desenvolvimento de uma semana com palestras para refletir sobre a administração pública. “Nosso objetivo foi promover um espaço para trazer temas relevantes, contemporâneos e inovadores sobre a área pública, com o olhar de profissionais e professores que trabalham com este tema. Considero importante que os alunos tenham um espaço a mais para se atualizar, que possam interagir entre si, trocar experiências, conhecer profissionais que se destacam na área”, pontua Manon.

O evento também foi uma forma de diversificar as aulas, promovendo atividades diferentes da simples apreensão de conteúdo. “Quando trazemos conteúdos que vão além da sala de aula, ou seja, a prática do dia a dia, os alunos podem relacionar com a teoria, com a sua realidade local, vivida como cidadão ou servidor público. Percebemos que em meio aos diálogos, os alunos trocam conhecimento e informação entre si, debatem os temas e a legislação, conseguem ter uma outra visão de como é possível pensar a gestão pública para além de suas realidades”, explica a professora.

Para Manon Garcia, esse tipo de evento costuma renovar os alunos que já trabalham na área e faz com que aqueles que ainda não atuam nela vejam como é importante a formação para um melhor ingresso no mercado de trabalho. Para o público em geral, é uma oportunidade de conhecer mais sobre a área pública e entender como os serviços podem ser melhorados.

A terceira e última noite da 2ª Semana do Administrador Público foi transmitida pelo Facebook dos cursos de Gestão Pública e Administração Pública. Você pode conferir a íntegra do evento clicando aqui. Diferentemente dos outros dias, os protagonistas da noite foram os alunos. “Por fim, para podermos trazer a realidade vivida na área pública dos municípios, convidamos os alunos que apresentaram as políticas públicas que seus municípios implantaram para o enfrentamento do Covid-19 e que debateram sobre tais assuntos. A proposta de envolver os alunos é sempre muito bem-vinda, nosso curso mantém este canal sempre aberto de interação entre os alunos e o curso”, comenta Manon.

Números que importam

O curso de Gestão Pública da Uninter tem uma posição de destaque na formação dos profissionais dessa área. “Verificamos que a Uninter forma 27% dos gestores públicos brasileiros, segundo dados do INEP em 2018. São mais de 80 instituições de ensino em gestão pública no Brasil, o que significa dizer que somos responsáveis pela formação de muitos dos profissionais que hoje prestam serviços à sociedade em várias áreas do setor público. Nossa responsabilidade com o aprendizado é significativa, impactamos a vida de milhões de pessoas que estão neste Brasil e demandam serviços públicos de qualidade”, comenta Manon.

Em 2019, aconteceu a primeira edição da Semana do Administrador Público. Manon explica que a estrutura da Uninter teve um papel determinante no sucesso do evento. “Tivemos aproximadamente 9.300 alunos inscritos, contamos com mais de 5.000 pessoas online durante todo o evento. Este ano, tivemos aproximadamente 3.450 alunos inscritos, ao todo foram 1.417 pessoas online, isto é, estavam participando em tempo real. Isto só foi possível porque temos a melhor infraestrutura e equipe em todas as áreas, envolvemos toda a equipe da Escola Jurídica, dos estúdios, da extensão, da Central de Mediação Acadêmica (CMA), do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do marketing e da comunicação, e tantos outros setores que por vezes nem chegamos a alcançar, mas que estão nos bastidores para que o conhecimento chegue onde é preciso, em tempo real”, finaliza a coordenadora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Borba - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Mohamed Hassan/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *