CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

A paz depende do respeito à religião do outro

As religiões existem para nos conectar com o mundo espiritual – seja com Deus ou outras entidades sagradas, entre os diversos nomes que elas dão a seus santos e deuses. Para promover o debate inter-religioso entre os alunos da Uninter, a professora Marli Turetti Rabelo Andrade, em conjunto a coordenação do curso de Ciências da Religião, promoveu no dia 22 de abril um bate-papo chamado de “A paz em diferentes doutrinas”. O evento aconteceu no polo de apoio presencial do bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Para conversar com os estudantes, Marli convidou o professor e filósofo Elói Correa dos Santos, que falou sobre intolerância religiosa e preconceito. Ela ressalta que muitos dos conflitos religiosos que vemos atualmente no mundo acontecem “por falta de conhecimento das outras religiões e falta de empatia com o outro, ainda mais quando sua religião não é a mesma”.

No bate-papo, que também foi transmitido ao vivo pelo Facebook, o convidado falou sobre as diferentes religiões existentes no mundo – cristianismo, umbanda, candomblé, budismo, islamismo etc. Marli explica que existem quatro “conjuntos de religiões” nas sociedades. São eles:

– Panteístas: acreditam em um Deus abrangente, composto por todos os elementos do universo;

– Politeístas: acreditam em diversas divindades;

– Monoteístas: acreditam em apenas uma divindade sagrada, que é o caso do cristianismo e do islamismo;

– Ateístas: não creem em nenhuma divindade ou ser superior.

Durante sua fala, Elói usou uma frase do teólogo suíço Hans Küng para definir sua mensagem: “nunca vai haver paz no mundo se não houver paz entre as religiões, e nunca vai haver paz nas religiões se não houver diálogo inter-religioso”.

Para finalizar, Marli diz que os cientistas da religião que estarão saindo da Uninter estão sendo “treinados para ter olhar crítico e científico, não apenas o religioso”.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro


1 thought on “A paz depende do respeito à religião do outro

  1. Eu acho q a religião deve ser levada muito a sério,pois nossa religião faz parte dela e a religião ensina coisas q na igreja, catequese não aprendemos, religião é um ensino ótimo pra se estudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *