A Libras é viva! Capacitação promove língua de sinais nos polos
Autor: Yasmin Guedes da Silva - Estagiária de Jornalismo
A Uninter lançou, no final de agosto, o curso “Capacitação Noções Básicas em Libras”, uma iniciativa inclusiva voltada para a qualificação das equipes de sua extensa rede de polos de apoio presencial. Desenvolvido pela Escola de Polos em parceria com a Escola de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL), o projeto tem como objetivo central quebrar barreiras de comunicação e assegurar que os colaboradores estejam preparados para oferecer um atendimento acolhedor e acessível a todos.
Ministrado pela professora Rafaela Piekarski Hoebel, mulher surda, tutora no curso de Letras com ênfase em Libras da Uninter e especialista em Educação Bilíngue para Surdos Português-Libras, a iniciativa é apontada por ela como impactante e um respeito à língua, assim como um direito de acessibilidade nas instituições de ensino.
Rafaela ressaltou a evolução nesse cenário, lembrando que, no passado, a comunidade surda era excluída e discriminada: “Aqui no Brasil agora tem uma lei de Libras; então, antes disso, a gente não era valorizado, não tinha acessibilidade. Hoje, o movimento é ativo dentro das instituições, estão reconhecendo que os surdos não são surdos-mudos. A gente está conseguindo ser notado”, contou.
Para ela, o esforço de aprender o básico já é transformador: “A Libras é viva e precisa ser adquirida por outras pessoas. Isso é valorização, vai facilitar o acesso do aluno, que vai se sentir seguro. Uma pessoa que sabe um pouquinho de Libras, do básico, vai ser maravilhoso para que os surdos se sintam bem! É muito bom que a gente abre a visão do mundo para a língua de sinais”.
Uma experiência vivenciada em um evento institucional foi o que motivou o interesse pelo curso por parte de Alessandra Szymanski, que é colaboradora da área comercial e responsável pelos polos de Canoas, Sapucaia do Sul e Esteio, no Rio Grande do Sul. Durante a ação, aproximou-se de um grupo de pessoas, mas a interação esbarrou em uma barreira invisível, porém sólida: a comunicação. Eles eram surdos. “Eu não entendia eles, e eles não me entendiam. Esse foi um dos motivos que, quando vi o curso de Libras, achei interessante para quebrar essa barreira”, relata.
Oferecido gratuitamente pela instituição, o curso é composto por seis videoaulas que combinam teoria e prática, abordando temas como:
- uso correto de palavras e seus contextos
- técnicas de diálogo
- fonética, gramática, semântica
- estruturas para todos os tipos de frases
- sinais para expressar condições climáticas
- sinais para comunicação sobre mobilidade e transporte; entre outros.
Para Alessandra, essa iniciativa é um diferencial: “Dificilmente tem empresas que fornecem cursos gratuitos e que são interessantes. Eu acho que facilita a comunicação, o entendimento, e quebra um pouquinho esse paradigma de preconceito”.
Para os colaboradores dos polos, o curso já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para se inscrever, é necessário procurar pelo ícone “Escola de Polos”, localizado no lado esquerdo da tela. Em seguida, localize o curso na seção “Vamos Ampliar Nosso Conhecimento”. Após a inscrição, o conteúdo ficará disponível na aba “Meus Cursos”, na página inicial do AVA.
O lançamento reforça o compromisso da Uninter com a inclusão, entendendo que a capacidade de se comunicar com o outro é um passo fundamental para construir uma educação de fato para todos.
Autor: Yasmin Guedes da Silva - Estagiária de JornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Canva/Reprodução das reuniões do Teams




