Doações para o Doce Natal estão abertas e você pode contribuir com seu tempo voluntário
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
O Instituto IBGPEX e o Grupo Uninter se unem mais uma vez em prol da responsabilidade social, para proporcionar solidariedade e esperança para crianças em situação de vulnerabilidade social de Curitiba (PR) e região. As doações para a Campanha Doce Natal 2025, já podem ser realizadas, assim como as inscrições para o voluntariado, que conta com duas novidades nesta edição.
As doações serão convertidas em brinquedos e uma confraternização, neste ano para os pequenos de 2 a 12 anos que são atendidos pela Associação Cristã de Assistência Social (ACRIDAS). A organização da festa conta com brincadeiras, distribuição de lanches e a entrega dos presentes, programada para a manhã de 06 de dezembro. As contribuições podem ser realizadas por meio do pix QR-code abaixo:

Além da contribuição financeira, os colaboradores da Uninter podem doar o próprio tempo, através de ações de voluntariado durante a campanha. Entre os dias 24 e 28 de novembro, a equipe do IBGPEX organiza um cronograma com turnos de 2 horas para cada grupo, que recebe a missão de embrulhar e organizar os presentes comprados, no polo Carlos Gomes, região central de Curitiba. Já os anjos voluntários ficam responsáveis por incentivar a participação dos colaboradores do setor que atua na Campanha Doce Natal.
A gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki, afirma que a campanha é uma iniciativa tradicional do Grupo Uninter e que reforça o compromisso com a solidariedade e responsabilidade social.
“Este ano, apresentamos duas novidades: os “Ajudantes do Papai Noel” e a ação “Papai Noel por um dia”. Os colaboradores interessados poderão se inscrever e concorrer às vagas, escrevendo uma cartinha para o Papai Noel, explicando seu propósito e motivação para participar. Essa é uma oportunidade de engajamento interno e de contribuir para levar alegria a quem mais precisa”, revela Rosemary.
Os interessados devem ter autorização e alinhar a participação com os respectivos gestores, caso a ação seja no horário do expediente de trabalho. Com a confirmação, as inscrições podem ser realizadas por meio do formulário. Os voluntários serão selecionados com base na liberação do gestor, participação em treinamento preparatório online, previsto para a tarde de 14 de novembro, e de acordo com a ordem de inscrição.
Doações que multiplicam a solidariedade
Além da ACRIDAS, que recebe a festa para celebrar o amor e a infância, outras sete instituições foram selecionadas para a entrega das doações, com o alcance a mais 1 mil crianças. De acordo com a assistente social do IBGPEX, Fernanda Milane, todos os anos as organizações da sociedade civil (OSCs) se inscrevem em edital aberto, e são escolhidas aquelas regularizadas no atendimento às crianças.
Com sedes em Curitiba e Sorocaba (SP) para acolhimento institucional, a ACRIDAS também proporciona acolhimento familiar em São José dos Pinhais (PR). O cuidado é voltado para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos “que tiveram seus direitos violados e foram afastados do convívio familiar por decisão judicial. Apenas na capital paranaense, conta com uma estrutura de 6 casas lares, com capacidade para acolher até 60 pessoas.
De acordo com o site institucional da organização, “cada casa funciona como um lar de verdade, com rotina, afeto, proteção e uma equipe multidisciplinar dedicada a oferecer escuta, suporte emocional e respeito à sua história”. Lá acreditam que “acolher é abrir caminhos para que a infância volte a florescer”.
“Sabemos que há outras instituições aguardando, e tudo depende das doações dos nossos colaboradores Cada contribuição amplia o alcance da campanha e faz nascer novos sorrisos”, ressalta a assistente social do IBGPEX, Fernanda.
Saiba mais detalhes e se inscreva para o voluntariado no formulário disponível, até o dia 05 de novembro.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen

