A gestão escolar pode transformar a educação

Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo

A gestão escolar é uma área de atuação profissional dedicada a aperfeiçoar a administração das instituições de ensino, com o objetivo de melhorar os resultados da educação como um todo. Trata-se de um campo que tem grande relevância para o desenvolvimento de políticas públicas de educação.

Telmo Tuon Albino mora em Jacinto Machado (SC), cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, e acabou de se formar em Pedagogia pela Uninter na modalidade educação a distância, vinculado ao polo da cidade de Sombrio. O tema do trabalho de conclusão de curso (TCC) foi “O Planejamento Estratégico da Unidade Escolar”.

Além de pedagogo, Telmo é licenciado em Matemática e pós-graduado em Metodologia de Ensino da Matemática. Atualmente, é gestor da Escola de Ensino Fundamental Francisco Molgero, que fica localizada em Pinheiro do Meio, em sua cidade.

Conversamos com ele sobre os desafios que a gestão escolar enfrenta atualmente, bem como sobre sua motivação para escolher este tema para seu TCC. Leia os principais trechos da entrevista:

UN: A escolha do tema do TCC nem sempre é fácil. Como você decidiu o assunto do seu trabalho?

TELMO: O tema do TCC foi tranquilo, pois desde o começo já tinha traçado meus objetivos e ações, principalmente para o meu lado profissional. O meu tema foi relacionado ao planejamento estratégico, no qual incluo ações e metas, pois em cima desse planejamento é que faço meu Plano de Gestão Escolar.

UN: Como você vê a atual conjuntura da educação pública no Brasil?

TELMO: Então, o site Brasil Escola diz: “O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes”. Isso demonstra que a atual conjuntura da nossa educação pública está desgastada, métodos precisam ser revistos para nos auxiliar nas mudanças que são necessárias.

UN: Quais são os desafios que a gestão escolar enfrenta e como ela pode contribuir para melhorar a educação?

TELMO: Os desafios são constantes, tanto financeira como pedagogicamente, mas a gestão pode contribuir, quando for de forma participativa e democrática, para uma melhor qualidade no ambiente escolar. Podemos estabelecer prioridades, organizar e avaliar metas e ações para modificar índices como os citados na pergunta anterior.

UN: Sabemos que a educação pública vem sofrendo com o corte de verbas. Essa situação tem impactado na gestão da sua escola?

TELMO: Os cortes atualmente são nas universidades federais, mas para uma boa gestão acredito que tem que saber lidar com essas situações. Por isso precisamos do planejamento estratégico, com ele podemos traçar metas e objetivos, pois essa situação não é de hoje no Brasil, sempre aconteceram cortes em diversos campos.

UN: Para finalizar, que conselho você daria para quem pretende atuar na área de gestão escolar?

TELMO: A gestão escolar não é uma tarefa fácil, se enganam aqueles que acham que aqui ganhamos altos salários e que a parte burocrática não é a mais difícil. O mais complicado são as pessoas, pois na conjuntura atual da sociedade cada um pensa de forma diferente e precisamos escutar cada um da sua forma e do seu jeito. Por isso, quem pretende atuar nessa área precisa além de gestão de conhecimento trabalhar com a gestão de pessoas.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *