A arte de cozinhar como um chef

Autor: Natália Schultz Jucoski - estagiária de jornalismo

A gastronomia é muito mais do que apenas cozinhar. Ela tem um poder único de unir pessoas e culturas por meio da linguagem universal dos alimentos. Além de ser uma forma de expressão social e cultural, a culinária proporciona liberdade criativa. Ao seguir em uma jornada pela combinação de sabores, o céu é o limite.

A professora e coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia da Uninter, Ana Paula Garcia, recentemente vivenciou as experiências da conexão internacional por meio da culinária. Ela foi até Paris, na França, para participar de um curso em uma das escolas de gastronomia mais prestigiadas do mundo, o Le Cordon Bleu.

A capital francesa representa o auge da culinária, e o Le Cordon Bleu é um dos nomes mais renomados quando se fala em gastronomia. A escola foi fundada em 1895, em Paris e, atualmente está presente em 25 países, incluindo o Brasil. Nas suas 35 escolas internacionais, estão disponíveis diversos programas tanto para profissionais quanto para o público em geral, que vão além das técnicas básicas de culinária, como fabricação de pães, pâtisserie, vinhos, entre outros.

Segundo Ana, a oportunidade de estudar na renomada escola surgiu do desejo em aprimorar sua formação, bem como as aulas que ministra no curso de Gastronomia da Uninter. “Tenho a convicção de que minha visita à Cordon Bleu trará uma contribuição significativa para o nosso curso de gastronomia, pois planejo incorporar as técnicas e conhecimentos adquiridos para aprimorar nossas aulas e transmissões ao vivo”, conta.

Durante a sua estadia em Paris, a professora conversou com outros integrantes do curso sobre diversos temas relacionados, como receitas inovadoras, estratégias de organização para aulas, análises de equipamentos e utensílios, entre outros tópicos que poderão ser aplicados com êxito na Uninter.

Ela participou do workshop L’Art de Cuisiner comme un Chef (a arte de cozinhar como um chefe, em livre tradução). A demonstração contou com dois chefs renomados e instrutores do Le Cordon Bleu, que compartilharam as suas habilidades com os inscritos do curso. “Durante esse período de aprendizado, exploramos a culinária contemporânea, a elaboração de molhos sofisticados e as técnicas avançadas de finalização de pratos”, conta.

Dois pratos foram feitos: polvo defumado com abacaxi, burrata com pesto de romã e framboesa, e uma costela de cordeiro assada com salsa, marmelada de abobrinha com curry, amêndoas frescas e hortelã. No final do workshop, os participantes receberam um certificado entregue pelo próprio Chef.

Antes de liderar o curso de Gastronomia, a professora se formou em Nutrição e foi a partir daí que percebeu que a ciência da nutrição e as técnicas da culinária são inseparáveis. Ao longo do tempo, ela teve a oportunidade de trabalhar preparando refeições em diversos lugares, como presídios, escolas e hospitais.

Uma de suas experiências mais marcantes foi quando participou da criação de uma cozinha industrial, em um hospital de campanha durante a pandemia de Covid-19. “Essa experiência reforçou meu compromisso com a culinária e sua grande importância, não apenas como uma forma de expressão artística, mas também como um serviço fundamental para a sociedade”, relembra.

A coordenadora destaca que o apoio da Uninter é fundamental para que os professores tenham uma motivação constante para prosseguir os estudos e aprimorar as técnicas. Desta forma, os alunos têm cada vez mais um curso completo e de boa qualidade. E para quem está iniciando na área de Gastronomia, ela deixa o recado: “Sonhem alto e entendam que o mundo está pronto para ser o palco das incríveis experiências gastronômicas que aguardam vocês no futuro”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Natália Schultz Jucoski - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *