Semana Pedagógica celebra 30 anos da Uninter com foco no futuro e nas transformações

Autor: Madson Lopes - Assistente de Comunicação

Uma semana de capacitação para um ano de mudanças. A Semana Pedagógica da Uninter começou nesta segunda-feira (26), apontando para o futuro em um momento em que a instituição celebra seus 30 anos de trajetória. 

O evento de abertura, realizado no restaurante Madalosso, reuniu professores, coordenadores, diretores e autoridades da instituição em uma noite de integração e trocas de experiências. A programação segue até quinta-feira (29/01), a partir dos Estúdios Araucárias, com transmissão ao vivo pelo AVA Univirtus. 

Promovida pela Escola de Polos e Formação Permanente em parceria com a Pró-reitoria de Graduação, esta edição tem como tema “Trajetórias que inspiram, conquistas que transformam”. E foi assim, exaltando as conquistas, que a programação teve início. 

Na abertura, o reitor, Benhur Gaio, apresentou os números de 2025. A instituição alcançou 818 polos no Brasil e no exterior, mais de 729 mil alunos ativos, 160 cursos de graduação e 530 pós-graduações lato sensu. Além disso, 2026 chega com indicadores positivos, como a redução da evasão registrada no final do ano passado, a criação de 53 cursos desenvolvidos pela própria instituição e a implementação de 16 novos cursos presenciais. 

“Preocuparmo-nos com a retenção dos alunos será uma prática diária em nossas atividades”, disse Benhur. Ele também aproveitou para agradecer aos 1.653 colaboradores da instituição, em especial aos professores — “nossos principais trabalhadores da educação dessa grande instituição Uninter: obrigado pela sua dedicação e pelo seu trabalho”. 

O evento contou com uma apresentação cultural do grupo Wakaba Taiko, que toca instrumentos de percussão tradicionais do Japão. A apresentação, marcada por técnica e energia, foi simbólica para abrir as atividades de um ano de adaptações. 

“Para nós, esse momento é o marco inicial das atividades do ano letivo de 2026”, disse o pró-reitor de Graduação, Rodrigo Berté. Ele destacou a importância de os docentes estarem preparados para os desafios que virão. “No ano em que completamos 30 anos de Uninter, temos que estar preparados para enfrentar as mudanças. Um dos grandes desafios foi o marco regulatório [do ensino a distância], aprovado no ano passado e que precisa ser implantado até 2027”, citou. 

Outro desafio amplamente debatido foi o uso da Inteligência Artificial (IA) no meio acadêmico. Professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e consultores do Ministério da Educação e da Anatel, os três palestrantes da noite trouxeram olhares diferentes e complementares sobre o tema. 

Vinicios Culmant Ramos trouxe a IA para perto: “já tem muita gente para falar mal, eu vou falar das vantagens”. Ele destacou o uso da tecnologia para aproximar aluno e universidade. “Podemos trazer a IA para fazer essa interação com o aluno […] quando o aluno tem a sensação de pertencimento, ele tem um desempenho melhor”, pontuou Culmant. 

Já Roberto Carlos Pacheco mostrou que, no Brasil, 7 em cada 10 alunos e 56% dos professores utilizam IA cotidianamente, mas sem orientação — motivo pelo qual defendeu a institucionalização da ferramenta para conduzir ao melhor uso. Nesse sentido, a Uninter tem promovido capacitações constantes para a utilização da IA pelos seus colaboradores, favorecendo a adoção da tecnologia em favor da educação. “A universidade que não se apropriar institucionalmente da IA pode se tornar irrelevante no futuro”, enfatizou. 

Para fechar as palestras, o Dr. Cristiano Cunha falou sobre o impacto da IA na liderança docente no EAD e destacou que, mesmo em tempos de tecnologias disruptivas, os professores permanecem exercendo liderança e influência. 

Segundo a diretora executiva, Marlene Teles, a Semana Pedagógica serve como aquecimento para o calendário acadêmico e consegue transmitir as expectativas para o ano. Ela também agradeceu a expressiva presença de colaboradores no evento, o que, segundo ela, reafirma o compromisso dos docentes com a qualidade do ensino e com as discussões sobre os rumos da educação superior. 

“Agradeço a cada um de vocês por todos os dias acreditarem no potencial infinito dos nossos estudantes. Que 2026 seja um ano de inovação, equidade e, acima de tudo, de humanização. Vamos juntos construir o futuro da educação”, disse. 

Ao longo da semana, a Central de Notícias Uninter vai acompanhar os principais debates. Acompanhe. 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Madson Lopes - Assistente de Comunicação
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Maria Vitoria Alves e Kauã de Freitas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *