Batalha de hashtags abre ano letivo da Escola Jurídica, com ênfase no Enade e projeto pedagógico

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

Uma divertida batalha de hashtags entre alunos e professores marcou o início do ano letivo da Escola Superior de Gestão, Pública, Política, Jurídica e Segurança da UninterMinistrada pelos coordenadores e tutores dos cursos da escola, a disputa seguiu durante a aula e foi acompanhada pelos docentes como um momento de descontração. Apesar do clima leve, a aula foi de muita informação e interação com os alunos através do chat. Qual a composição dos cursos? Qualidade? Excelência? Tudo isso foi debatido.

A diretora da Escola Jurídica, Débora Veneral, abriu a aula inaugural, conduzida pela coordenadora do curso de Relações Internacionais da Uninter e professora nos cursos de Ciência Política e Sociologia, Caroline Cordeiro. O tema inicial foi o Projeto Pedagógico de Curso, o PPC. “O PPC é a coluna vertebral de qualquer curso de ensino superior”, afirma o professor Gerson Buczenko. Ele é a sua identidade, reflete a organização pedagógica, a gestão administrativa, os sentidos e os significados delineados nos debates coletivos.

“O PPC é a biografia do curso de vocês, em que área posso atuar, grade curricular, qualidades e competências que desenvolvo, quais professores tenho… é a forma que você tem de ver a história do seu curso e a qualidade do mesmo. Nossa escola tem vários cursos com nota máxima do MEC”, conclui a professora Daniele Assad.

O PPC está postado na página do AVA para consulta dos estudantes, que ainda têm acesso a todas as aulas em PDF. Todo o material didático é postado no AVA para que o aluno tenha acesso e consiga acompanhar o curso. Essa transparência e disponibilidade de conteúdo se reflete nas avaliações do MEC. “Nós temos tradição de ter nota máxima nos cursos”, completa Gerson Buczenko.

Outro ponto abordado na apresentação foi como é o processo de reconhecimento do curso, que é feito através de uma visita in loco pelo Ministério da Educação. A instituição protocola um pedido de reconhecimento de curso no período compreendido entre metade do prazo previsto para a integralização de sua carga horária e 75% deste prazo. Essas visitas são periódicas e realizadas pelo MEC nas instituições de ensino superior. Os avaliadores do ministério têm o objetivo de verificar se todos os itens e informações estão de fato no projeto pedagógico.

É feita uma perícia, eles conversam com professores, coordenadores e direção para averiguar o andamento do curso. O reconhecimento e o registro do curso são condições necessárias à validação nacional dos diplomas. “Essa visita in loco é política pública na prática, é trabalhoso. Essa questão da infraestrutura é muito importante”, afirma o professor Lucas Massimo, coordenador dos cursos de Ciência Política e Gestão de Partidos Políticos.

O que a escola oferece

A Escola Superior de Gestão, Pública, Política, Jurídica e Segurança possui vários cursos reconhecidos pelo MEC com nota máxima, e novos cursos que em breve estarão na mesma situação. Os cursos da escola são:

EAD

  • Bacharelado em Relações Internacionais
  • Bacharelado em Ciência Política
  • Bacharelado em Administração Pública

TECNÓLOGO

  • Gestão Pública
  • Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais
  • Investigação Profissional
  • Segurança Privada
  • Gestão de segurança e Defesa Cibernética
  • Segurança Pública
  • Gestão de trânsito e Mobilidade Urbana
  • Mediação, Conciliação e Arbitragem
  • Gestão de Partidos Políticos

Por fim, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) entrou em pauta. Esse exame é feito por alunos que estão no último ano do curso, para avaliar a quantidade de aprendizado que o aluno adquiriu na sua instituição. Através do Enade a instituição é avaliada pela qualidade de conhecimento, de aprendizado e resolução de problemas que o aluno adquiriu durante a jornada estudantil.

“Estamos focados em ajudar nossos alunos a obterem a melhor nota. Quanto melhor vocês forem no Enade, melhor vocês irão em concursos públicos também, pois a prova é semelhante”, afirma a professora Manon Garcia. Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

“A nota do Enade pode ser decisiva em um processo seletivo. Às vezes o aluno possui um bom currículo, e as empresas procuram a nota do curso no Enade para saber quanto o aluno tem de qualidade de conhecimento, é uma forma de assegurar a qualidade do contratado”, completa Manon.

10 dicas para se dar bem

Esse contato entre alunos, professores e coordenadores é muito importante para aproximá-los e passar a segurança de que estão amparados durante toda a sua jornada acadêmica. Na segunda parte da apresentação houve uma conversa com os tutores dos cursos. Valdilson Lopes, professor e tutor do curso de Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana, foi o segundo anfitrião e apresentador do evento. O bate papo começou com 10 dicas de estudos, os “10 mandamentos”. São eles:

  • Não subestime o ensino a distância.
  • destine um tempo para o AVA.
  • Destine um tempo para os estudos.
  • Leia o material sugerido para cada disciplina.
  • Atividade pedagógica online.
  • Programe-se para ir até o polo quando puder.
  • Informe o seu RU.
  • Acompanhe o calendário acadêmico.
  • Mantenha seus dados atualizados.
  • Aproveite seu curso superior.

“É importante trocar e interagir com os colegas e professores. Estamos aqui com vocês o tempo todo, qualquer dúvida que tiverem mandem na tutoria e em 24 horas úteis será respondida. Siga as redes sociais do seu curso, e procure alunos do seu curso, para interagir e trocar informações. Além disso, existem os fóruns para discutir com os seus colegas de turma sobre os assuntos da aula, além dos nossos eventos”, dissea professora Karolina Roeder

“Mesmo a distância, nós procuramos proporcionar o máximo de canais para que vocês possam interagir e conhecer os seus cursos e os outros cursos da escola, que sempre estão fazendo lives e eventos, com interações nas redes sociais ainda mais descontraídas do que aqui pelo AVA. Este é um momento onde vocês podem tirar dúvidas e interagir”, completou a professora Natali Hoff.

“Esses eventos e palestras geram certificados, que são necessários para sua formação como horas complementares, por isso é importante participar”, acrescenta Valdilson.

Todo o sistema avaliativo dos cursos da escola foi detalhado pela professora Tânia Agostinho, esclarecendo para os alunos as questões relacionadas às avaliações, segunda chamada e exames finais. “A avaliação não é um bicho de 7 cabeças e não foi inventada para o professor torturar o aluno. É para saber o que você já tem de conhecimento e qual o seu nível de aprendizagem. Temos uma grande equipe que faz toda a revisão de conteúdos e formatos das questões, que são preparadas no formato Enade. Uma equipe voltada para aperfeiçoar a avaliação e auxiliar os alunos no que for necessário”, completa Tânia.

Você consegue assistir a gravação do evento no Univirtus, clicando neste linkO evento segue às 19 horas desta quarta feira (17.fev.2021), com um bate-papo sobre o mercado de trabalho para os cursos tecnólogos da Escola Jurídica em transmissão ao vivo pelo Univirtus.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König


1 thought on “Batalha de hashtags abre ano letivo da Escola Jurídica, com ênfase no Enade e projeto pedagógico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *