35 mil idosos já foram vítimas de violência em 2022

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

A violência contra idosos é uma realidade frequente. Dados da OMS apontam que 15,7 % da população idosa mundial é submetida a algum tipo de violência. Uma parcela que muitas vezes não tem voz e sofre atos violentos calada.

Para alertar a sociedade quanto à gravidade da situação, neste mês, celebra-se o Junho Violeta, que marca a conscientização da violência contra os idosos.

O envelhecimento da população reforça a necessidade de debate sobre o tema. Em 2016, o Brasil tinha a quinta maior população idosa do mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. Para 2030, a previsão é de que o número de idosos ultrapasse o total de crianças entre zero e 14 anos.

Durante o período pandêmico, as denúncias de violência e de maus-tratos contra os idosos tiveram aumento no Brasil, de acordo com os dados do Disque 100, plataforma do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH).

Segundo o delegado Fabio Machado, que atua na Polícia Civil no município de São José dos Pinhais, o fato de as pessoas ficarem mais tempo em casa, alterou as dinâmicas de relacionamento. “Algumas ações começaram a ser praticadas e as que já eram praticadas se intensificaram”, revela.  Na avaliação do delegado, transformações sociais sempre se refletem no aumento de índices de violência ou criminalidade.

Em 2020, foram registradas 81.614 denúncias, o que representa um aumento de 68% em relação ao ano anterior, quando 48.446 queixas foram notificadas.

Neste ano, o Disque Direitos Humanos (Disque 100) já recebeu mais de 35 mil denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas idosas, no período entre 1º de janeiro e 2 de junho, conforme levantamento divulgado pela Agência Brasil.

A violência contra idosos pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”, conforme definição do Ministério da Saúde.

Diferente do que muitos pensam, a violência contra os idosos não se resume somente à violência física, atingindo diversos níveis como a negligência, a violência psicológica (a mais sutil das violências), financeira ou material e a sexual.

Denúncia

Em caso de possível violência contra idosos, é indicado utilizar o disque 100 (Direitos Humanos), que aceita denúncias anônimas 24 por dia. A denúncia também pode ser feita as unidades municipais de saúde, delegacias, ou o telefone da Polícia Civil.

A polícia atende todos os casos de denúncias, buscando investigar e dar providência para cada caso. “Não é só deter o criminoso, mas garantir o bem-estar e os direitos do idoso”, destaca o delegado. Para isso, a atuação da Polícia Civil é baseada na aplicação do Estatuto do Idoso, além da legislação convencional.

O delegado Fábio Machado foi o convidado da edição especial do programa Sua Saúde, exibido em 15 de junho pela Rádio Uninter. Comandado pelo jornalista Barbara Carvalho, o programa também contou com a participação da coordenadora dos cursos de Gerontologia da Uninter, Maria Caroline Waldrigues.

Assista à edição especial do programa no canal do Youtube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução do Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *