Guia apresenta mais de 2 mil profissões reconhecidas no Brasil

Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo

O mercado trabalho está em constante evolução. As profissões seguem essa tendência, com o surgimento de ocupações alinhadas às demandas da sociedade. Exemplo disso são as 22 novas profissões que foram reconhecidas no Brasil neste ano, dando o reconhecimento profissional a ocupações como de skatista e personal organizer.

Hoje são 2.269 atividades profissionais reconhecidas pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Diante de um cenário de tanta diversidade, como se manter informado sobre cada uma das profissões? Como entender o que o mercado exige dos profissionais de cada área?

Para alinhar as informações, foi criado neste ano o Guia Brasileiro de Ocupações (GBO), que traz uma leitura completa das profissões. O objetivo é dar informações tanto para profissionais quanto para contratantes, abordando questões salariais, desligamentos, contratações em outras regiões do país e volume de demissões. A plataforma é uma criação do Ministério do Trabalho e da Previdência em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho.

“Todo mundo pode acessar [o guia]. Você, eu, toda a sociedade. A ideia é que ele traga para a sociedade informações adequadas e corretas sobre essas ocupações e também para as empresas, que podem notar informações relevantes a respeito das profissões e ocupações”, comenta a coordenadora de cursos de pós-graduações da área de Negócios da Uninter Oriana Gaio. O acesso pode ser feito neste link.

O GBO disponibiliza duas opções: as características das ocupações ou as ocupações e o mercado de trabalho. Junto a elas, aparecem informações gerais como habilidades, conhecimentos, atitudes, remuneração, mercado de trabalho e outras informações a respeito das áreas, dando oportunidades para as pessoas conhecerem para o que estão sendo designadas.

“O guia traz o que o mercado tem esperado desse profissional, dessa ocupação, quais são as habilidades exigidas dessa ocupação e suas atitudes. Tudo isso você já vai se percebendo e você consegue já ir se formando, fazendo essa formação, percebendo como você atua”, complementa a coordenadora.

O episódio do Negócios e Tendências exibido em 3 de junho segue disponível na Rádio Uninter, neste link. O programa é semanal, exibido às 15h de sextas-feiras.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *