Dia Nacional do Diabetes busca conscientização contra aumento da doença

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

Data criada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar os brasileiros, 26 de junho é conhecido como o Dia Nacional do Diabetes.

A doença afeta 9% da população mundial e é caracterizada pela baixa produção de insulina pelo pâncreas, além da incapacidade da substância de exercer sua função em nosso corpo.

O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo. Nos últimos dez anos, houve um aumento de 26,61% no número de pacientes diabéticos no Brasil, segundo dados do Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes. A previsão é que até 2045 o número de diabéticos no país passe de 15,7 milhões para 23,2 milhões.

Outro fator que chama a atenção é que os casos graves de diabetes com necessidade de amputação atingiram recordes nos primeiros meses de 2022, segundo o estudo inédito da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular divulgado nesta quinta-feira (23).

A doença é dividida em tipo 1, que se apresenta em crianças e adolescentes, e tipo 2, comum em adultos. Além disso, existe a Diabetes Gestacional, que pode ocorrer em mulheres.  “É uma doença de causa multifatorial. São fatores genéticos e externos que levam ao desenvolvimento da doença”, afirma a professora da Uninter e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Louise Scussiato.

A especialista em Regulação em Saúde Elaine Nascimento, também professora da Uninter, alerta para os fatores externos causadores da diabetes. “Se não mudo hábitos como a alimentação ou o tabagismo, vou agravar a diabetes mais rapidamente”, diz.

“A insulina vem compor um quadro de medicamentos importantes. Você vai ter um bem-estar e uma recuperação muito mais rápida. Usar insulina não significa que se está no final da diabetes”, ressalta Elaine.

Para o diagnóstico precoce, é preciso estar atento aos principais sintomas da doença, como fome e sede excessiva, visão embaçada e sono constante.

Iniciar o tratamento o quanto antes evita o desenvolvimento de problemas na visão, rins e a corrente sanguínea, que são mais comuns em pacientes diabéticos. Também se pode evitar situações mais graves como infecções do trato urinário (ITUs), problemas de bexiga e disfunção sexual.

O Dia Nacional da Diabetes e a conscientização quanto à doença foram temas do programa Sua Saúde, transmitido pela Rádio Uninter em 21 de junho. Comandado pela jornalista Barbara Carvalho, o programa recebeu as professoras da Escola Superior de Saúde Única da Uninter, Louise Scussiato e Elaine Nascimento.

Confira o programa Sua Saúde no canal de Youtube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


1 thought on “Dia Nacional do Diabetes busca conscientização contra aumento da doença

  1. Uma provdênca URGENTE para minimizar o uso errado de produtos industriais alimentares pelos Dabéticos, é algo simples :
    Apenas incluir nos rótulos das produtos, em letras grandes e indeléveis, ” CONTÉM AÇUCAR”, se este tiver incluído açucar entre seus ingredientes
    Simples, mas salvador, tendo em vista os graves problemas de visão e idade da grande massa de diabéticos.
    Antônio Sávio Castro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *