Tutores singram o Amazonas para aproximar a educação a distância

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

​Quando se fala em educação a distância, muita gente ainda pensa que o aluno fica ao deus-dará, isolado dos professores em meio a livros, apostilas e vídeo-aulas. Não é bem assim. O polo de apoio presencial do Centro Universitário Internacional Uninter em Macapá (AP), por exemplo, é um dos muitos da instituição que jogam por terra esse senso comum. Por mais distantes que esteja, onde há um aluno a equipe do polo se esforça para estar presente.

Foi assim no último fim de semana, quando uma equipe de 15 colaboradores do polo de Macapá esteve na cidade de Afuá, no Pará, na quarta edição do seu Projeto de Tutoria Itinerante. Depois de singrar por duas horas num barco as águas do estuário do Rio Amazonas, eles venceram os 80 km entre Afuá e Macapá e passaram o sábado todo desenvolvendo atividades de orientações em trabalhos dos acadêmicos e prestando informações sobre o vestibular dos cursos a distância.

Iniciado em 2013, antes o projeto já havia passado por outros municípios do Pará e do Amapá. A primeira ação do projeto aconteceu em Igarapé do Furo Seco, no município de Altamira (PA). A segunda edição se deu em três regiões do Amapá: Tartarugalzinho, Macapá e Calçoene. A terceira, no arquipélago do Bailique, um conjunto de oito ilhas no leste do Amapá, a 180 quilômetros de distância da capital do estado.

O coordenador do polo de Macapá, Pablo Richel Palmeirim, responsável pela organização da logística do evento, destaca a importância do projeto na cidade de Afuá, principalmente em razão do grande número de alunos que vêm das ilhas do Pará, e em especial desta cidade popularmente conhecida como a Veneza Marajoara.

“A principal atividade para esta edição do Projeto Tutoria Itinerante se referiu à prática tutorial, com a palestra Gestão e Liderança. Esta discussão trouxe aspectos que estão intimamente ligados às organizações, sejam elas pública ou privadas, e foi ministrada pelos professores Marcelo Dias da Cruz e Yollanda Sousa”, ressalta Pablo.

Houve ainda no evento, um momento cultural em que participaram os grupos de expressões folclóricas Arafuá e Tarumã, que abrilhantaram o momento. Foi realizado também o sorteio de um tablet e de ovos de Páscoa através de uma técnica com balões. Por fim, uma homenagem às mulheres com a apresentação da auxiliar de coordenação pedagógica Paula Pastana.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


1 thought on “Tutores singram o Amazonas para aproximar a educação a distância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *