Zeh Henrique ensina como planejar em tempos de crise

Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

Comandar uma empresa no Brasil nunca foi tarefa fácil. Neste período de pandemia, as dificuldades aumentaram muito. Além da crise financeira, as empresas enfrentam novos obstáculos na organização de estratégias para o crescimento, seja no que diz respeito ao planejamento de marca, gerencial ou financeiro.

“Todos esses elementos não podem ser desassociados quando falamos de um organismo: cabeça saudável, corpo saudável, isso funciona para as empresas. Quanto mais preparadas essas empresas estão, menos impacto elas vão sofrer”, diz Zeh Henrique Rodrigues, CEO da Brainbox Branding 360.

O empresário participou da live intitulada “Nova visão sobre velhas estratégias de negócio”, transmitida pelo canal do Youtube da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, no dia 26.mai.2020. O debate foi mediado pelos professores Elizeu Barroso Alves, coordenador de Gestão Comercial e Varejo, e Achiles Junior, coordenador dos cursos de MarketingMarketing Digital. O foco central da conversa se deu em torno das estratégias de fortalecimento das empresas em épocas de crise, com o lema: planeje com pessimismo e execute com otimismo.

“Planeje com pessimismo” é um ditado japonês, tópico discutido durante o bate-papo. O Japão foi praticamente destruído na Segunda Guerra Mundial e em apenas três décadas se tornou uma das maiores potências mundiais. “Em trinta anos, passamos por muitas mudanças na economia, e infelizmente o Brasil ainda é o país do jeitinho, e isso não é estratégia. O certo é utilizar alguma estratégia. Isso quer dizer que eles não esperaram algo divino, vai tudo de um planejamento”, explica Elizeu.

Febre, moda e tendência

Para quem tem interesse de abrir a própria empresa, Zeh sugere observar os pequenos detalhes do cotidiano humano para conseguir identificar tendências de comportamento, já que elas são também tendências de negócios. “Esse é o momento de se planejar e não fazer as coisas no impulso. Não tem muito sentido abrir uma fábrica de máscaras em outubro, sendo que a demanda está sendo agora”, diz Zeh, destacando que a febre do momento sempre passa, mas as tendências ficam.

A matriz essencial do planejamento estratégico é pensar em que problema solucionar para um grupo de pessoas. A estratégia funciona como uma pirâmide invertida, começa do menor para depois se amplificar. Zeh citou empresas como a Uber, Nubank e IFood como exemplos de empresas que agiram pensando desta forma e deram certo.

“O planejador levanta o maior volume de dados possível para conseguir filtrar e identificar as brechas de oportunidade de atuação. É sobre olhar tudo que deu errado para acertar”, completa Zeh Henrique.

Literaturas importantes

Ao final da transmissão, o professor Achiles indicou algumas obras para os que têm interesse em se aprofundar mais no assunto, todas disponíveis na biblioteca virtual da Uninter. “A Era do Escândalo”, de Mário Rosa, “Paixão por Marketing – O fantástico diferencial dos gênios”, de Ômar Souki, “Cara, cadê o meu País? ”, de Michael Moore, e o livro que ele escreveu em parceria com Marielle Rieping, “ITrends – Uma análise de tendências e mercados”, da Editora Intersaberes. Boas leituras são essenciais para quem busca insights em momentos como este.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *