Negócios digitais são um caminho sem volta

Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo

Você já deve ter ouvido falar em palavras como inovação, startup, comportamento, cultura do consumidor, internet das coisas, inteligência artificial, design de experiência, design thinking. Elas são uma realidade para quem quer empreender em um mundo cada vez mais integrado à tecnologia. Todas essas palavras, que também representam conceitos, estavam presentes na aula inaugural do programa Bom Negócio – Vale do Pinhão, organizado pela prefeitura de Curitiba em parceria com a Uninter.

Aos alunos do programa, o diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, Elton Ivan Schneider, apresentou uma palestra com o tema “A revolução dos negócios na era digital”. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o encontro, que foi presencial em anos anteriores, aconteceu no canal do Youtube Vale do Pinhão no dia 02.jun.2020.

A aula inaugural dava início à terceira etapa do programa Bom Negócio, uma capacitação de empreendedores que vai desde a gestão até o marketing da empresa. “Assim como a gente está se adaptando nos nossos trabalhos, com a educação dos nossos filhos, a gestão dos nossos negócios também. É uma jornada de capacitação empreendedora que nos faz estar próximos de quem está fazendo seus negócios girarem na cidade, quem está buscando desenvolvimento econômico gerando emprego e renda”, disse a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi.

Daniela Vitório Del Puente, coordenadora do programa, comentou que este é um ano de mudança, provocativo para grandes transformações. Pela primeira vez, o programa será feito inteiramente em EAD, e contará com atividades práticas mesmo a distância. “Os professores do Grupo Uninter estão superpreparados para apresentar ferramentas e técnicas que unem a tecnologia e informação para dar andamento aos programas”, disse Daniela. E Cris Alessi complementa: “Apesar de ser à distância vocês terão muito espaço para troca. Essa é a expertise da Uninter. Aproveitem os professores”.

O mundo em constante transformação

A fala do professor Elton começou com uma contextualização do momento atual, no qual não é mais possível atrasar a adesão às mudanças tecnológicas, tanto no mundo dos negócios, quanto na vida prática. Elton aborda esse tema em suas palestras pelo Brasil há três anos e a resistência para usar a tecnologia vista anteriormente, teve que ser superada.

“E quando voltarem as aulas presenciais? Será que o professor poderá voltar a dar aulas da mesma forma? Pode ter certeza que não. Aquilo que era uma discussão, se tinha ou não que ter tecnologia na sala de aula, vai virar uma obrigação. Se a sua empresa tem que vender pela internet, não é mais uma discussão se ela deve ter um site de e-commerce para dar certo. Ela vai precisar disso, pois é onde as pessoas vão procurar”, expõe o professor.

A forma de fazer negócios mudou, com o uso da tecnologia pode-se chegar mais longe. Explorar pontos de venda maiores, na explicação do professor Elton, a tecnologia deve ser utilizada para potencializar as vendas. “Não é só a tecnologia que se transformou, mas a mudança de comportamento causada pelo uso dela. É preciso repensar os modelos de negócio. A pandemia fez utilizarmos a tecnologia que já existia, não criou novas. A urgência da situação apressou o processo de transformação digital”.

Unicórnios existem!

As startups são empresas que surgiram nos últimos tempos revolucionando o mundo dos negócios. Consistem em companhias que conseguem ter um crescimento exponencial em um mundo de empresas que crescem de forma linear. O primeiro, é o mais comum, nele as empresas crescem um pouco a cada ano, pois os custos dela são próximos do lucro. O crescimento exponencial ocorre quando a empresa custa pouco e seu produto ou serviço rende um lucro crescente a cada ano.

Elton utiliza o próprio setor de educação superior no Brasil para explicar a diferença entre crescimento linear e exponencial. Nos últimos 15 anos, as IES (Instituição de Ensino Superior) presenciais cresceram 3,83% ao ano, acumulando um total de 62,87% de crescimento no período. Este é um crescimento linear. Já, as IES que comercializavam a modalidade EAD cresceram 31,39% a.a., totalizando 502,35% no mesmo período. Para uma empresa ser uma startup, ela deve ter um crescimento exponencial, e o universo digital permite a possibilidade de baixo custo de produção, distribuição e altas cifras de lucro.

“52% dos alunos que cursam licenciatura no Brasil, hoje estão na modalidade a distância”, conta Elton, que demonstra com esses números que a revolução digital já acontece há bastante tempo, e cabe ao empreendedor senso de oportunidade para alcançar as necessidades do mercado. As startups que lucram mais, são conhecidas como unicórnios, e suas ações são cobiçadas por investidores em todo o globo.

Integração, crescimento e inovação

Todas essas mudanças propiciarão um ambiente de integração digital, no qual os diversos tipos de internet irão se comunicar. A internet das coisas, dos serviços, das pessoas e dados funcionarão em conjunto, fazendo parte das nossas casas. Exemplos como o aparelho Google Home e a inteligência artificial Alexa, da Amazon já são realidade. Com o uso deles é possível controlar câmeras de vigilância remotamente, pedir músicas para ouvir e controlar as luzes da sua casa, se ficam acesas e a intensidade delas. “A tecnologia está posta. O que precisamos fazer é ela acontecer. O mercado de trabalho será impactado pela gestão de serviços e experiências e um serviço da era digital”, diz Elton.

“Estamos entrando em uma sociedade diferente, que é super conectada, que se relaciona nas redes sociais. Que rompe fronteiras para fazer negócios. A mudança de comportamento da sociedade será muito grande. As pessoas se preocuparão mais com o ser humano, colocando ele no lugar de grande beneficiário dessa transformação digital”. Explica o professor Elton enquanto apresenta o conceito de Sociedade 5.0.

Para sobreviver hoje e no futuro, o empreendedor terá que ficar de olho em todo esse universo. “Inovação disruptiva, crescimento digital, crescimento exponencial, transformação digital, com certeza isso afeta o seu negócio. Vocês, enquanto pessoas que irão abrir o seu negócio precisam urgentemente pensar nisso. Em como fazer para usar essa tecnologia e potencializar suas empresas. Transformar as ideias de negócios que vocês tem em unicórnios!” finaliza o professor Elton, que reafirma: a motivação é essencial para uma carreira empreendedora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Jonathan Borba/Pexels e reprodução


1 thought on “Negócios digitais são um caminho sem volta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *