Você sabe a diferença entre Cyber Monday e Black Friday?

Autor: Shirlei Miranda Camargo*

 

A Cyber Monday acontece dois dias após a Black Friday, na primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças. Mas diferente da Black Friday, a Cyber Monday é totalmente dedicada às vendas online.

Apesar de ser um conceito relativamente novo no Brasil, a Cyber Monday já é bem conhecida nos Estados Unidos.  Zoe Malin, editor do Select, empresa da NBC News, conta que em 2005 a NFR (National Retail Federation), maior associação comercial do mundo, foi quem criou o termo “Cyber Monday”.

Já há algum tempo a NFR vinha percebendo que a receita e o tráfego online aumentavam consideravelmente na segunda-feira após o Dia de Ação de Graças. Em pouco tempo, os meios de comunicação e os varejistas também começaram a usar o termo. E nos últimos anos, o evento vem evoluindo e acabou se tornando o maior dia de vendas de compras online.

Ainda segundo Malin, a Cyber Monday surgiu em resposta ao próprio comportamento dos consumidores. Para Barbara Kahn, professora de marketing da The Wharton School da Universidade da Pensilvânia, no início dos anos 2000 poucas pessoas tinham computadores em casa.

Logo, assim que voltavam do feriado de Ação de Graças para o trabalho, na segunda-feira, elas tinham acesso aos computadores e realizavam compras on-line de produtos que não tinham encontrado nas lojas físicas durante a Black Friday. Como Esther Swilleya e Ronald E.Goldsmithb escreveram para o Journal of Retailing and Consumer Services, com o passar do tempo, muitos varejistas começaram a desenvolver vendas e incentivos especiais para aquele dia de compras específico.

Claro que, como pondera o Select, agora temos acesso à Internet quase o tempo todo em nossos telefones, laptops, relógios, etc… Portanto, a lógica original por trás da Cyber Monday ficou ultrapassada. Mas na verdade, a Cyber Monday acabou estendendo a linha do tempo ao se juntar com a Black Friday criando um fim de semana totalmente dedicado às compras.

Ou seja, embora a Black Friday e a Cyber Monday já tenham sido distintas (uma era para compras presenciais e a outra compras online), elas recentemente se misturaram. Tanto é que hoje em dia existem pessoas que só compram online durante a Black Friday, em vez de ir às lojas.

Obviamente, tal comportamento foi reforçado pela pandemia da Covid-19. Isto porque muitas pessoas não se sentiam à vontade para fazer compras pessoalmente. Tanto é que a Cyber Monday de 2020 foi o maior dia de compras online da história dos EUA (foram gastos US $ 10,8 bilhões online nesse único dia).

Complementando, o Journal of Retailing and Consumer Services cita alguns benefícios da Cyber Monday: oferece aos varejistas a capacidade de estender as promoções da Black Friday; consegue oferecer uma maior variedade de produtos; e permite utilizar preços dinâmicos – alterar os preços de forma rápida para competir com outros comerciantes online e até offline.

Finalizando, a Cyber Monday é mais uma oportunidade para varejistas incrementarem suas vendas e consumidores realizarem seus desejos.

* Shirlei Miranda Camargo é professora da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Shirlei Miranda Camargo*
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *