Visitas técnicas ampliam repertório cultural de estudantes de Santa Cruz do Sul

Autor: Evandro Tosin - jornalista

Ensino, pesquisa e extensão. Três pilares que são fundamentais para uma instituição de ensino superior de qualidade, atendendo às necessidades dos alunos e da sociedade. Durante o ano de 2023, estudantes de diferentes cursos da Uninter que estão vinculados ao polo de Santa Cruz do Sul (RS) realizaram visitas técnicas em indústrias na região e participaram de eventos culturais. As visitas foram organizadas pela coordenadora acadêmica, Mônica Eliza Malacarne. Os orientadores acadêmicos acompanharam os estudantes de acordo com a sua área formação, são eles: Adriane Weiland, Gilnei Lopes, Mitchele Reis e Stéla Piccin e Rochele Pires.

Eles foram recepcionados profissionais das empresas, conheceram sobre o funcionamento de organizações de grande porte, que permitem o fortalecimento da teoria, configurando-se uma atividade prática locorregional.

Os estudantes conheceram a maior empresa de produção de tabaco no país, a British American Tobacco (BAT Brasil), em duas visitas, uma no dia 27 de junho e outra em 21 de setembro. Um grupo de estudantes também visitou a Philip Morris Brasil, em 14 de novembro de 2023. Alunos de diferentes cursos da Uninter participaram da imersão, entre eles, estudantes dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Jornalismo, Design Gráfico, Administração e Ciências Contábeis.

A estudante de Administração da Uninter, Poliana Duré, participou das visitas realizadas na BAT Brasil e na Philip Morris Brasil. Segundo ela, a iniciativa proporcionou o conhecimento do processo de produção das empresas, cada uma com seus diferenciais.

“Essa experiência vai agregar muito no meu futuro profissional, pois ampliou minha compreensão sobre os processos, setores, liderança, tecnologia e adaptabilidade”, comenta Poliana.

De acordo com Lopes, que acompanhou as visitas nas indústrias, um dos maiores ganhos que o aluno tem é ele poder ver a aplicação da teoria na prática, ou seja, consegue confrontar o que é realizado no processo educacional e dentro da operação industrial.

“Esse ganho é bastante interessante e um grande avanço para o conhecimento. Além disso, a visão de que eles podem trazer questionamento sobre o processo produtivo, automação e diversas áreas de tecnologia que até então, só tinha ouvido falar pelo professor”, comenta o orientador acadêmico.

Outro local visitado foi a Indústria Germani Alimentos em 4 de outubro de 2023. Desta vez, participaram somente alunos dos cursos da área de Engenharias, que fazem parte da Escola Politécnica.

Casa de Artes e Cinema

Estudantes dos cursos de Administração, Ciência Política, Publicidade e Propaganda,  Serviço Social, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Letras, Licenciatura em História e Licenciatura em Artes Visuais da Uninter, visitaram a Casa das Artes Regina Simonis no dia 2 de outubro de 2023, no centro de Santa Cruz do Sul.

O grupo conheceu a exposição “Vivências” que contou com 40 obras de 17 artistas femininas, fazem parte do Atelier Márcia Marostega. A curadoria foi realizada por Márcia Marostega e Juliane Mai, que também participaram da exposição com suas obras, elas compartilharam os visitantes o aprendizado durante meses de trabalho coletivo, buscando retratar as vivências de cada artista, o que resultou em trabalhos únicos e expressivos.

No local, Marcia e Juliana apresentaram um vídeo sobre a história da exposição. Após isso, mostraram todas as obras aos estudantes, trazendo detalhes de cada artista, além da possibilidade de conhecer as artistas que estava presentes no ato da visita.

A orientadora acadêmica do polo e especialista em psicopedagogia, Adriane Weiland, conduziu a visita no espaço cultural e explicou como foi o encontro.

“Foi possível sentir a emoção e os sentimentos expressos em cada obra, sendo que as artistas presentes relataram que trouxeram em suas obras: sentimentos, olhares, expectativas, realizações, tropeços, sonhos e metas. Ao final, notamos os diferentes sentimentos em cada um. Alguns relataram ter sentido paz, enquanto outros, agonia e ansiedade ao apreciarem algumas obras. Cada um expressa aquilo que vê com os olhos reais ou da alma. Cada pessoa, ao olhar uma criação artística, remete a diferentes momentos de sua vida, alguns bons e outros nem tanto”, relata Adriane.

O feedback recebido dos alunos foi muito positivo. “Apesar de uma turma heterogênea todos relataram que é possível trazer a arte para dentro das diferentes áreas de conhecimento, pois acaba expressando o que somos e o que nos motiva”, finaliza Adriane.

Outra iniciativa foi a presença de estudantes de Relações Internacionais, Jornalismo, Publicidade e Propaganda no 6º Festival Santa Cruz de Cinema, entre os dias 24 e 27 de outubro. O evento anual contou com exibições de filmes, oficinas gratuitas à comunidade, mostras competitivas e premiação das melhores produções regionais e nacionais do cinema atual.

Stéla Piccin que é orientadora acadêmica do polo e Mestre em Educação acompanhou os alunos no festival. “Foi muito bacana participar, principalmente para conhecer o meio cinematográfico, entrar em contato com diversas linguagens, assistir aos filmes”, comenta.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *